27042016-sindicato-calamidade

CAPINÓPOLIS, TRIÂNGULO MINEIRO Representantes dos municípios de Capinópolis, Cachoeira Dourada e Ipiaçu participaram de reunião na manhã desta terça-feira, 26, na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Capinópolis e Cachoeira Dourada.

A reunião contou com a presença da prefeita de CapinópolisDinair Isaac, do prefeito de Ipiaçu – Leandro Luiz (Léo), e do representante da Prefeitura de Cachoeira Dourada – Magno.

Continua após a publicidade

De acordo com o presidente do Sindicato Rural, Wesley Barbosa Freitas, a situação crítica vivida pelo país se agrava quando o setor produtivo rural tem uma perda grande como está ocorrendo na região, atingindo em cheio os produtores da safrinha de milho e sorgo, cujas áreas chegam a atingir 70% na perda.

A situação foi passada aos prefeitos e foi solicitado para que haja a decretação de Situação de Emergência, ou Calamidade nos municípios da região, primeiro ato para que se possa abrir juridicamente condição para renegociação dos contratos assinados antes do plantio da safra.

Segundo Wesley, a reunião teve ainda a participação de representantes da Emater e ACIAC – Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Capinópolis, que se sensibilizaram com a situação, já sentida na queda das vendas no comércio local. A Emater está elaborando um relatório que será encaminhado aos prefeitos da região, que estarão viabilizando o Decreto.

A primeira reunião sobre o assunto aconteceu na sexta-feira, 22, sendo que nesta segunda-feira, 25, o presidente do Sindicato Rural usou a tribuna da Câmara Municipal de Capinópolis, relatando a gravidade da situação, tendo o acompanhamento de produtores rurais no plenário.

ReuniaoSINDICAP-26Abr16 (4)

“Agradeço o apoio dos vereadores e esperamos o apoio nessa nossa luta, que não é em beneficio a uma pessoa, mas sim, a uma classe que produz alimentos”, enfatizou Wesley.


Comments are closed.