CAPINÓPOLIS, TRIÂNGULO MINEIRO – Neste sábado, 30 de abril é o dia D de Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza, em todas as Unidades de Saúde: PSF Augusto Alves Garcia, PSF Otávio Bernardeli – São João, PSF Dr. Cássio Macedo – Alvorada, PSF Família Jarbas Fontoura – Ideal e PSF Osvaldo Prado – Recanto das Acácias.

“A abertura das cinco Unidades de Saúde será suficiente para atender a população neste dia, pois estão bem divididas e facilita o acesso dos usuários”, comentou a coordenadora de Vigilância em Saúde, Maria Nazaré Costa.

Continua após a publicidade

Segundo os números apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde, em 2014 foram 3.637 pessoas vacinadas, sendo que em 2015 o número subiu para 3.973. Já em 2016 são ao todo 3.946 nos grupos de 857 crianças de 6 meses a 4 anos, 207 trabalhadores em saúde, 106 gestantes, 17 puérperas, e 2.065 idosos com 60 anos acima; identificados 652 comorbidades, e 42 detentos.

“Esperamos que pais e familiares levem as pessoas de sua família que fazem parte destes grupos específicos para serem vacinados”, disse a secretária municipal de Saúde, Simone Dantas.

A meta é vacinar 80% do público alvo definido pelo Ministério da Saúde, composto por cerca de 4,9 milhões de pessoas, entre idosos acima de 60 anos, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, crianças entre seis meses e 5 anos de idade, profissionais de saúde, indígenas, além dos doentes crônicos, como pessoas com diabetes, asma, bronquite e hipertensão, dentre outros grupos. Em 2015, Minas Gerais atingiu 91% do público prioritário da Campanha.

A SES-MG também orienta a população a adotar hábitos simples, porém muito eficazes para reduzir o risco de adquirir ou transmitir a gripe. Lavar bem as mãos com água e sabão com frequência; utilizar o antebraço ou o lenço de papel quando for tossir ou espirrar – evitando assim cobrir a boca com as mãos; evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies; não compartilhar objetos de uso pessoal e manter os ambientes bem ventilados são algumas das medidas que podem ser tomadas por todos.


Comments are closed.