ITUIUTABA, TRIÂNGULO MINEIRO – A Prefeitura de Ituiutaba realizou na quinta-feira, dia 5 de maio, em parceria com o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – CIDES e com a Universidade Federal de Uberlândia – UFU, a primeira audiência pública de 2016, que tratou o Plano de Mobilização Social para a Coleta Seletiva das Medidas Emergenciais do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PGIRS.

A solenidade foi presidida pelo prefeito de Ituiutaba, Luiz Pedro, que esteve ao lado da secretária de Saúde, Sônia Correa do Carmo, do promotor de Justiça, Dr. Daniel Rodrigues, e das professoras do Instituto de Geografia da UFU, Ângela Maria e Vânia Figueiredo.

Continua após a publicidade

“Temos que trabalhar para resolver de vez as questões inerentes aos resíduos sólidos. Para isso, além de continuar investindo nos serviços no município, como fizemos junto à CIDES para a elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, estamos investindo o que é possível para tentar melhorar e solucionar os problemas existentes. Temos a consciência de que ainda há muito a ser feito, mas estamos progredindo e vamos continuar investindo, dentro das possiblidades e das necessidades de nosso município”, ressaltou o prefeito Luiz Pedro.

O promotor de Justiça do Ministério Público, Dr. Daniel Rodrigues, ressaltou que é necessário a canalização de mais esforços para solucionar os problemas existentes e também melhorar todo processo de coleta e destinação dos resíduos, não só em Ituiutaba, mas na maioria dos municípios.

A Professora Doutora do Instituto de Geografia da UFU, Ângela Maria, ressaltou que Ituiutaba está à frente dos demais municípios do Consórcio e também é a maior cidade que integra o mesmo.

“Vemos que os gestores tijucanos, na pessoa do prefeito Luiz Pedro, sempre apoiou e tem feito o que é possível para que os problemas dos resíduos sólidos sejam solucionados de vez no município. O primeiro passo foi dado nesta tarde, onde discutimos ações inerentes à ampliação e melhoria da coleta seletiva em Ituiutaba”, ressaltou a professora Ângela.

Na oportunidade, foram discutidas medidas para fortalecer a coleta seletiva, para que ela amplie seu atendimento para novos bairros. Depois de explanar sobre a importância de uma coleta seletiva estruturada e os benefícios da mesma para o município, abriu-se para questionamentos e indagações, onde a população pôde participar e interagir com as palestrantes Vânia e Ângela.

Participaram também da reunião o prefeito de Ituiutaba, Luiz Pedro, a secretária de Saúde, Sônia Correa do Carmo, o secretário de Governo, Leonardo Altef, o diretor da SAE, Guilherme Junqueira, o secretário interino de Obras, Milton Vieira, o secretário de Planejamento, Carlo Novaes, e a secretária de Educação, Lázara Maria.


Comments are closed.