23052016-cepet-capinopolis
Arquivo Tudo em Dia / Foto: Paulo Braga

CAPINÓPOLIS, TRIÂNGULO MINEIRO – O reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), prof. Elmiro Santos, esteve em Capinópolis no dia 16 de Maio de 2016 e encontrou-se com algumas lideranças na Central de Experimentação, Pesquisa e Extensão do Triângulo Mineiro (CEPET) – A principal pauta do encontro foi a possível transferência da CEPET, atualmente mantida pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), para a UFU.

A reitora da UFV, Professora Nilda de Fátima, também participou do encontro e algumas diretrizes foram definidas para que a operação de transferência seja iniciada.

Em Fevereiro deste ano, o deputado Estadual prof. Neivaldo e Elismar Prado e o deputado Federal Reginaldo Lopez visitaram a CEPET juntamente com lideranças locais e discutiram a atual situação da Central de Experimentação.

Continua após a publicidade

O principal objetivo do encontro foi a criação de um centro avançado de ensino na CEPET, que institua o aprendizado técnico ou superior – O instalação do centro de ensino irá promover a oferta de ensino para Capinópolis e região, alavancando a economia local e aproveitando a grande estrutura da CEPET, que atualmente, encontra-se ociosa.

A aprovação da transferência deve ser estuda pelo departamento jurídico das duas instituições. Um estudo detalhado deve ser apresentado com a viabilidade de cessão, doação ou comodato da estrutura da CEPET.

Em 2009, a prefeita de Capinópolis, Dinair Isaac, deu início às negociações para que o processo de transferência fosse inicializado, mas as discussões tomaram força em 2016.

A CEPET foi criada na década de 60 pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), após doação de 100  hectares de terras feita por 87 pessoas de Capinópolis. É referência na pesquisa agrícola, pecuária, piscicultura, experimentação de sementes, análise de solos. Pesquisas desenvolvidas na unidade da CEPET para o melhoramento da semente da soja foram importantes para melhoria da cultura em todo o Brasil.


Comments are closed.