CAPINÓPOLIS, TRIÂNGULO MINEIRO – A família do ex-chefe e fundador do primeiro grupo de escoteiros em Capinópolis, Antônio Mendes, esteve na Câmara de vereadores na última sexta-feira (27) de maio de 2016 para acompanhar uma homenagem póstuma ao lendário chefe.

No final dos anos 70, Antônio Ferreira Mendes foi um dos precursores do escotismo na cidade de Capinópolis, fundando o “Grupo Escoteiro João XXIII”. Faleceu em 2009.

Continua após a publicidade

Fundado em 07 de Setembro de 2014, o Grupo de Escoteiros Antônio Mendes – Geam 59/MG, nome que homenageia o fundador do escotismo em Capinópolis, idealizou e realizou póstuma ao ex-chefe. Iracilda Duarte, uma das líderes do grupo de escoteiros, foi a mestre de cerimônia.

O cerimonial de homenagem teve início por volta das 19h15m com o Hino Nacional Brasileiro e foi transmitido ao vivo pelo Tudo em Dia via facebook.

O Legislativo capinopolense foi representado pelo Presidente Paulo Amaral e pelo vice-presidente Jean Carlos – O Executivo foi representado pela prefeita Dinair Isaac e o vice-prefeito Jorginho – Os vereadores Caetano Neto, Cleidimar Zanotto, Oldair, João Mackoul, também participaram do evento.

Imagens gravadas exibiram relatos de antigos integrantes do Grupo Escoteiro João XXIII, chamados de “lobinhos” – Alguns relatos emocionados relembraram o chefe Antônio Mendes.

Os familiares do homenageado receberam placas simbólicas em agradecimento. Segundo a esposa de Antônio Mendes, Maria Geralda Pereira Mendes, o escotismo é muito importante – “Quero agradecer ao grupo de escoteiros. Sei que é muito importante para os jovens nos dias de hoje. [Capinópolis] É uma cidade que eu morei há muitos anos, minhas filhas nasceram aqui… É uma das mais lindas homenagens [feitas ao marido]”, disse Maria Geralda.

“Nós passamos, mas nossa história fica”, disse Dinair Isaac em um frase emblemática.

Os familiares do homenageado receberam placas simbólicas em forma de agradecimento – O chefe “Doca”, que participou do primeiro grupo de escoteiros, também foi reverenciado.

O presidente do Grupo de Escoteiros Antônio Mendes, Reginaldo Alves de Lima, recebeu uma placa de homenagem por parte da família do ex-chefe Antônio Mendes.

Ao final do evento, um grande círculo foi formado e uma canção escoteira foi entonada em foram de capela – Um coquetel foi servido pelos jovens escoteiros logo em seguida.

FOTOS DO EVENTO 


Comments are closed.