expocap-2016Atualizado em 12/07/2016 – Para inclusão de link informativo sobre o cancelamento da Expocap.

EXPOCAP PODE SER CANCELADA EM 2016

CAPINÓPOLIS, TRIÂNGULO MINEIRO – A 24ª edição da Exposição Agropecuária de Capinópolis (Expocap), que seria realizada de 18 a 21 de Agosto de 2016 com portões abertos ao público, foi cancelada. A data, que estava agendada para Julho, foi protelada para Agosto para se adequar com a agenda de cantores e acabou sendo cancelada em Julho de 2016.

Segundo apurado pelo TUDO EM DIA, o Ministério Público (MP) tomou conhecimento da aprovação da Lei n. 1.566/2016, por parte da Câmara Municipal de Capinópolis, autorizando o Poder Executivo a repassar, por meio de subvenção, o montante de R$70 Mil ao Sindicato dos Produtores Rurais de Capinópolis.

A Lei 1.566 de 16 de Junho de 2016 está em desacordo com o Art. 73 da Lei Federal n.9504/97.

Considerando que tal subvenção caracteriza distribuição gratuita de valores ou benefícios por parte da Administração Pública para realização de festa com rodeio e shows musicais, o que é vedado pela Lei Eleitoral e não se enquadra em qualquer hipótese de exceção; …

Considerando que o Ministério Público é instrumento de orientação que visa a se antecipar ao cometimento do ilícito e evitar a imposição de sanções, muitas vezes graves, e com repercussões importantes na candidatura;“, diz o MP na Recomendação-Promotoria Eleitoral nº 005/2016, ao qual o Tudo Em Dia teve acesso.

Segundo a prefeita Dinair Isaac, toda a comissão organizadora e parceiros foram pegos de surpresa com a recomendação – “Estava tudo definido para a realização da Expocap e fomos pegos de surpresa pela recomendação – Eu sempre obedeci as recomendações do Ministério Público e não será agora que irei desobedecer”, disse a prefeita em tom desconsolado.

Uma parceria entre o Poder Público e a iniciativa privada deveria realizar a festa agropecuária  – O Município de Capinópolis, Sindicato dos Produtores Rurais de Capinópolis, juntamente com a AMBEV e o banco Santander tinham o objetivo de desenvolver em um modelo inédito para realização do evento.

O assunto já é um dos mais comentados, localmente, nas redes sociais e demonstra a grande importância da feira agropecuária para o município. De acordo com a prefeita Dinair Isaac, um dos principais fatores motivadores para a realização da expocap era o aquecimento do comércio local, que sofre com a macro crise brasileira, agravada por uma crise advinda do fechamentos de empresas como a DowAgroscience e uma grande usina sucroalcooleira instalada em Capinópolis.