CAPINÓPOLIS, TRIÂNGULO MINEIRO – Atividade física, alimentação saudável e alguns cuidados que podem ajudar na qualidade de vida da gestante. Os assuntos foram discutidos com as gestantes em reunião no último dia 25 no CATRU – Centro de Apoio ao Trabalhador Rural.

Esse é o principal objetivo do Programa de Apoio às Gestantes, mantido pela Prefeitura de Capinópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, que mensalmente reúne as gestantes para assistirem palestras, aferirem a pressão arterial, a medição da barriga, dentre outros pontos.

Em maio, a reunião foi coordenada pela equipe do PSF Semíramis – Unidade Augusto Alves Garcia, onde segundo a coordenadora de Atenção Primária, Mona Nascimento, a reunião teve a presença da equipe de Residência da UFU fazendo exercícios com as gestantes, além da presença da secretária municipal de Educação e Cultura, Iracilda Pereira Duarte, falando das expectativas da gestação, e de ser mãe. Saúde Bucal também foi abordado na reunião, que teve a presença de várias crianças homenageando as mamães.

Continua após a publicidade

Vale ressaltar que Programa de Apoio às Gestantes consiste de uma Lei Municipal e define como benefício o pagamento no valor de um salário mínimo vigente às mães que optarem por ter seus filhos por meio do parto normal, e também aleitamento materno exclusivo durante seis primeiros meses de vida da criança. Dentro deste Programa a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve o projeto “Mãe Cidadã”, que são as reuniões mensais realizadas toda última quarta-feira do mês no CATRU. Nessas reuniões as mães são orientadas como ter uma da gravidez saudável e os primeiros cuidados com o Recém Nascido, além de ganhar um Kit Maternidade que é distribuído após ela completar a participação na sexta reunião.

A próxima reunião acontecerá no dia 22/06, sendo de responsabilidade da equipe do PSF São João – Unidade Otávio Bernardeli.


Comments are closed.