SaudeForta-CAPI-03Jun16 (1)

SaudeForta-CAPI-03Jun16 (3)

CAPINÓPOLIS, TRIÂNGULO MINEIRO – O município de Capinópolis marcou presença no XXXII Congresso Conasems que dentre vários assuntos, debateu a Atenção básica, um dos temas mais importantes para o Sistema Único de Saúde.

Continua após a publicidade

Durante o evento aconteceu a Mostra SUS, onde ao todo foram mais de 300 trabalhos apresentados, sendo que de Minas Gerais foram 40 trabalhos, dois deles de Capinópolis, onde as coordenadoras dos Projetos “Atendimento odontológico cirúrgico para pacientes com dente impactado” e “Combate à Dengue e Saúde Pública de Qualidade“ estão em Fortaleza representando o município de Capinópolis, que é o único da região do Triângulo Mineiro participando do evento.

Em relação à atenção básica, foi destacado que é preciso recuperar a capacidade de responder as demandas do território local, não de uma forma padronizada centralmente, mas sim observar de fato o território e entender que cada lugar tem determinantes diferentes em saúde que precisam ser levados em conta.

Outro ponto citado foi o PMAC, onde na avaliação é preciso ouvir os gestores e ampliar o processo de regionalização, com as características de cada local e municípios, sempre tendo como norte a atenção básica.

Para a secretária municipal de Saúde de Capinópolis, Simone Dantas, a presença de Capinópolis foi muito importante, ainda mais com a apresentação de dois trabalhos com ótimos resultados que será levado para outros municípios brasileiros, como também algumas experiências que poderão ser adotadas em Capinópolis em benefício à comunidade. “Só de ter esses projetos apresentados para todo o Brasil já é um reconhecimento de que o nosso trabalho junto ás equipes de Atenção Básica está no caminho certo e com resultados importantes para nossa comunidade”, avaliou Simone.


Comments are closed.