A ansiedade sob controle – Por Amanda Cunha

A ansiedade é um estado emocional que faz parte de todos nós seres humanos, pois é ela que nos faz entrar em movimento, dando-nos impulso para agirmos diante das situações da vida. Porém existe uma grande diferença entre a ansiedade normal e a patológica. Pois nada mais normal que sentir medo diante das situações que estão por vir.

O grande perigo é quando este medo se torna tão intenso e até irreal, prejudicando a saúde emocional causando um grande sofrimento psíquico para o indivíduo.

A ansiedade patológica se manifesta de várias formas e dá origem aos vários transtornos de ansiedade, exemplos: Transtorno do pânico, Agorafobia, Fobia Específica, Fobia Social, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), Transtorno do Estresse Pós- Traumático e Transtorno de Ansiedade Generalizada. Dentre esses transtornos de ansiedade ocorrem alguns sintomas psicológicos, como: apreensão, desconforto, medos exagerados diversos, pensamentos repetitivos e etc; e também sintomas físicos como: taquicardia, falta de ar, mal estar abdominal, aumento da pressão arterial, entre outros.

Deve-se entrar em estado de alerta quando a ansiedade começa a prejudicar o seu cotidiano causando um grande sofrimento, pois quando chega ao nível patológico ela ocorre de uma forma tão intensa e constante que atrapalha a vida familiar, social e profissional, pois os indivíduos não conseguem controlar seus sintomas e muitas vezes reconhecem que o que sentem não é justificável diante dos que está acontecendo, mas não conseguem entender o porque isso acontece com eles.

Felizmente existe tratamento para os transtornos de ansiedade, e a psicoterapia é a base principal para o tratamento, pois o paciente com a ajuda do psicólogo vai entender e aprender a controlar a ansiedade.

O tratamento psicológico vai dar ênfase tanto nas causas quanto nos sintomas, agindo  sobre ambos, assim, dando força emocional para o paciente descobrir os modos de enfrentar suas dificuldades e modificar as crenças que estão por trás dos sintomas ansiosos.

O tratamento psicológico vem trazendo cada vez mais resultados positivos na saúde emocional de seus pacientes, não só para os transtornos de ansiedades, mas de diversas patologias.

É bastante comum cuidar da saúde física, mas não se pode esquecer a saúde psíquica e emocional que é o grande pilar que dá subsidio para o equilíbrio em todos os aspectos da nossa vida, por isso o tratamento psicológico é tão importante para manter a saúde emocional.

amanda-cunha2Amanda Alves Rodrigues da CunhaPsicóloga Clínica e Organizacional. Atendimento Infantil, Adolescente e Adulto- CRP 04/45639.  Particular e Convênios.

Av107,n°509-Capinópolis-MG Telefone:(34)9-9183-8899   email:[email protected]

3 Comments

comente e responda
  1. Obrigada Paulo,por publicar meu artigo… obrigada família pelos elogios, gratidão

  2. Parabéns Amanda minha afilhada.
    Que deus ilumine sempre seus passos.
    abs

  3. Parabéns Paulo! Gostei muito da formatação da matéria de nossa Amanda.
    Deus o abençoe e continuei sendo esse profissional da “Comunicação”, além de um ser humano “do bem”
    Abs
    Humberto R. da Cunha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Beneficiários do Bolsa Família em Capinópolis tem até amanhã (22) para regularizar situação

Menor é apreendido pela 5ª vez por suspeita de tráfico de drogas em Ituiutaba