por Vinícius Romario
por Vinícius Romario

A nove dias da festa de Nossa Senhora Abadia, celebrada no dia 15 de agosto, o movimento de romeiros pela BR-365 é intenso. Os peregrinos têm como destino a cidade de Romaria, a cerca de 70 km de Uberlândia.

Moradora do Prata (MG), a aposentada Maria Augusta Costa Machado, de 82 anos, faz a caminhada entre Uberlândia e Romaria há 17 anos, após uma promessa para que o filho não usasse mais drogas. “Quando ele foi preso, pedi que Nossa Senhora da Abadia tirasse ele dessa vida e fui atendida. Hoje, meu filho venceu na vida e sempre me acompanha”, afirmou Maria Machado.

De acordo com o mecânico Alan Ribeiro Silva, de 32 anos, romeiro há três anos, para ele, é especial ver tantos desconhecidos em um momento de confraternização. “Essa união é muito importante entre os seres humanos. Precisamos de mais paz no mundo e esse movimento mostra que existem muitas pessoas do bem”, disse Silva.

Continua após a publicidade

Durante o trajeto, os romeiros contam com diversas barracas de apoio, onde encontram água, comida, lugar para descansar e até massagem. O aposentado Carlos Roberto Rodrigues, de 60 anos, oferece essa assistência há quatros anos. Ele disse que essa ajuda é para agradecer às conquistas da vida. “Não é promessa. É para celebrar a data religiosa e o momento de união com os familiares que me ajudam e com os romeiros”, afirmou.

Operação da PRF registra 1º acidente

O primeiro acidente no trecho fiscalizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante a operação “Romaria 2016”, realizada de 1º a 15 de agosto, aconteceu na tarde de ontem. Um homem de 53 anos perdeu o controle do veículo e colidiu com uma placa no km 16 do Anel Viário Norte. Ele estava sozinho no carro e foi levado para Hospital de Clínicas de Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) em estado grave. Na noite de ontem, o estado de saúde dele era estável.

O inspetor da PRF, Guido Mayol, pede atenção aos motoristas, principalmente, nos fins de semana, quando há o pico de romeiros na estrada. “Realizamos ações 24 horas. Com uso de radares, orientações e combate ao crime”, afirmou Mayol. Ainda de acordo com ele, é importante ficar atento no trecho da BR-365, entre os km 597 e 605 da BR-365. No local havia um acostamento, que foi transformado em terceira faixa. Porém, até o dia 15 de agosto, a faixa estará reservada para os romeiros. Cones são usados como sinalização.

Começam celebrações em Uberlândia

Teve início, ontem, as celebrações de comemoração na Paróquia de Nossa Senhora Abadia, em Uberlândia, no bairro Custódio Pereira, zona leste de Uberlândia. De hoje até o dia 14 de agosto, haverá missa, sempre às 19h30, e depois, barraquinhas.

No dia 15, dia de Nossa Senhora Abadia, as celebrações começam às 6h, com alvorada, fogos e missa. Às 7h acontece uma procissão. Outras missas serão celebradas durante o dia, às 8h, 9h30, 11h, 12h30, 14h, 15h30, 17h, 18h30. Às 20h acontece a missa solene, celebrada pelo Bispo Dom Paulo, seguida por procissão e coroação.

Correio de Uberlândia


Comments are closed.