Justiça Eleitoral realiza curso de capacitação para eleições municipais de 2016

CAPINÓPOLIS, TRIÂNGULO MINEIRO – Mesários e presidentes de seções eleitorais, que serão voluntários nas eleições municipais de 2016 em Capinópolis e Cachoeira Dourada, realizaram curso de capacitação no último domingo (4) no Fórum “Odovilho Alves Garcia”.

O encontro foi promovido pela Justiça Eleitoral da Comarca de Capinópolis. O juiz eleitoral, dr. Thales Cazonato Corrêa, salientou a importância da fiscalização para que crimes não sejam cometidos durante o processo democrático.

Marcelo Rezende, professor por vários anos, será voluntário nas eleições Municipais deste ano – Marcelo é portador de deficiência visual e mesmo assim, não deixará de prestar serviço voluntário ao país – O professor foi convidado a falar de acessibilidade durante o encontro com mesários.

Segundo a chefe do Cartório Eleitoral, Juliana Pereira, o encontro é importante para instruir os voluntários e evitar que o processo de votação seja comprometido – “O treinamento é essencial para que os mesários se sintam capacitados e possam atuar com segurança, representando a Justiça Eleitoral no dia das eleições”, disse Juliana.

O treinamento de mesários é de responsabilidade de cada Zona Eleitoral, sob supervisão do Tribunal Eleitoral.

A próxima reunião com os segundos mesários, ocorrerá no domingo (18) – Os mesários voluntários da cidade de Ipiaçu, também comparecerão ao curso de capacitação.

Atualmente, a Justiça Eleitoral em Minas Gerais, conta com quase 178 mil mesários voluntários inscritos. Nas Eleições 2016, estima-se que serão necessários 196 mil mesários em todo o Estado, sendo quatro por seção, para atuação perante as mesas receptoras de votos nas 351 zonas eleitorais mineiras e nas 49 mil seções.

Quem trabalha como mesário tem o direito de se ausentar de seu emprego pelo dobro dos dias trabalhados nas eleições e em que participou de treinamentos da Justiça Eleitoral. Além disso, o exercício da função de mesário pode ser critério de desempate para nomeação por concurso em cargos públicos, caso haja essa previsão no edital.

 

Projeto de dança da SEDS permite qualidade de vida para idosos

Pontos de Acesso Wi-Fi Algar Telecom (CTBC)