Uberlândia tem cinema gratuito pelo Projeto ‘Cinemóvel Carrefour’

UBERLÂNDIA, TRIÂNGULO MINEIRO – O projeto Cinemóvel Carrefour, lançado em 2015, vai pegar a estrada novamente levando na carroceria, além de cultura, lições de valorização das diferenças e semelhanças. Até o dia 25 de novembro, serão visitadas 16 cidades de quatro estados: Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Voltado principalmente a alunos da rede pública de ensino fundamental, o projeto terá 200 sessões gratuitas de cinema.

Na segunda-feira, dia 3, o  Cinemóvel chega a Minas Gerais. A primeira cidade do Estado a receber o projeto é Uberlândia, no triângulo mineiro, onde fica até o dia 7. O caminhão vai passar por diversas escolas municipais. (Serviço abaixo)

Os filmes escolhidos – “Valente”, “Shrek”, “Billy Elliot” e “Um sonho possível” – buscam valorizar a diversidade e despertar no público a importância do respeito a todos. Esses temas também são abordados em cartilhas educativas distribuídas aos educadores da rede pública e que podem ser usadas em debates em sala de aula. “As atividades lúdicas permitirão ao espectador um novo olhar sobre as diferenças sociais. Será uma oportunidade para eles aprenderem e refletirem enquanto se divertem”, diz Jefferson Bevilacqua, da Magma Cultura, responsável pela produção do projeto.

As sessões ocorrem em um caminhão especialmente adaptado, que vai visitar o estacionamento de lojas Carrefour, além de parques e outros espaços públicos. Com 30 poltronas, tela de 120 polegadas, ambiente climatizado, iluminação própria de cinema, rampa de acesso e duas acomodações para cadeirantes.

“O Instituto Carrefour tem como missão promover e apoiar ações e iniciativas que valorizem a diversidade do nosso país. Reforçamos esse compromisso ao investir em projetos como o Cinemóvel, que fomentam a inclusão e o respeito aos direitos humanos”, afirma Paulo Pianez, diretor-executivo do Instituto Carrefour.

O Cinemóvel Carrefour faz parte do Projeto Gira Brasil, coordenado pela Magma Cultura e pelo Instituto Carrefour e patrocinado pelo Carrefour Soluções Financeiras, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

Crédito de fotos: Gabriel Borghi

Serviço:

– Minas Gerais

03 a 07/10: Uberlândia (MG)

  • 03/10 (segunda) – 13h30/ 15h30/ 19h

Local: E.M. Profª Cecy Cardoso – Porfírio – Av. Rio. Jequitinhonha, 415 – Mansour

  • 04/10 (terça) – 08h/ 10h/  13h30/ 15h30/  19h

Local: E.M. Hilda Leão Carneiro | R. Gamela, 220 – Morumbi

  • 05/10 (quarta) – 08h/ 10h/ 13h30/ 15h30/ 19h

Local: E.M. Prof. Leôncio do Carmo Chaves | R. Engenheiro, 416 – Planalto

  • 06/10 (quinta) – 08h/  10h/ 13h30/ 15h30/  19h

Local: E.M. Prof. Mario Godoy Castanho | R. Joaquim Roberto de Souza, 508 – Tocantins

  • 07/10/2016 (sexta) – 08h/  10h/  13h30/ 15h30

Local: E.M. Guarda Antônio Rodrigues Do Nascimento

10 e 11/10: Juiz de Fora (MG)

E.M Eunice Alves Vieira – Rua Antônio Guimarães Peralva, 400 – Bairro Barbosa Lage

Sobre o Projeto Gira Brasil

O GIRA BRASIL é um projeto de cinema itinerante aprovado pelo Ministério da Cultura, via Lei Rouanet, que utiliza o Cinemóvel para levar cultura e entretenimento a diferentes pontos do País. Desde 2009, já esteve em 448 cidades de 17 estados brasileiros. Foram promovidas 5220 sessões para um público superior a 144 mil pessoas.

Sobre o Instituto Carrefour

O Instituto Carrefour promove iniciativas que valorizem a diversidade e a inclusão socioeconômica, seja por meio da inserção no mercado de trabalho, da educação ou da geração de renda. A organização contribui para a diminuição das desigualdades, estabelece o diálogo entre organizações de diferentes setores da sociedade e desenvolve parcerias para a inclusão e o enfrentamento da discriminação, em especial nas comunidades nas quais o Grupo Carrefour Brasil está presente. Para mais informações acesse: www.institutocarrefour.org.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Jofre lidera em pesquisa em Campina Verde, de acordo com Instituto Veritá

Ciência em Movimento visita a cidade de Ituiutaba na próxima semana