A Algar Telecom, antiga CTBC Telecom, anunciou o fim do serviço de Multimedia Message System (MMS), ou Sistema de Mensagens Multimídia em uma tradução para o Português. O fim da prestação de serviço está agendada para 02 de dezembro de 2016 – O envio de Short Message Service (SMS) ou Serviço de Mensagem curta, continua a funcionar normalmente, de acordo com a Algar.

O MMS consiste na possibilidade de integrar texto, imagem, cor e som no envio de mensagens, mas esse serviço está com os dias contados, pelo menos, para clientes da mineira Algar Telecom.

Para poder enviar mensagens MMS, seu celular precisa ter suporte ao serviço, além da linha do usuário junto à operadora permitir o envio. Com a popularização do uso do smartphone e dos aplicativos (apps) de mensagens instantâneas como o WhatsApp, Telegran, Bululu, Facebook Messenger, Twitter e outros, o MMS acabou ficando obsoleto.

Continua após a publicidade

Em nota enviada ao Tudo Em dia, a Algar reforçou que o uso do MMS caiu drasticamente após a chegada das mídias sociais.

“A Algar Telecom informa que o serviço de MMS (…) deixará de ser oferecido devido ao novo perfil de consumo da telefonia móvel pelos usuários. Com o uso de aplicativos de troca de mensagens e mídias, como o WhatsApp e Telegram, o uso de MMS caiu drasticamente, prova disso é o percentual identificado pela operadora no último levantamento realizado em julho deste ano. Nessa época, dos 1,2 milhão de clientes, apenas 0,04% usaram MMS. A operadora aproveita para esclarecer que cumpre todas as determinações regulatórias da Anatel para a finalização do serviço, tendo comunicado em tempo hábil clientes e outras operadoras”.

O fato é que o MMS nunca foi uma grande “febre” no Brasil, já que o serviço sempre foi caro e pouco difundido pelas operadoras de telefonia no passado.

Apesar o uso do SMS ter sido reduzido nos últimos anos, o serviço ainda continua presente na prestação de serviço da Algar Telecom.


Comments are closed.