Mutirão de limpeza já recolheu 8 caminhões de entulhos
Mutirão de limpeza já recolheu 8 caminhões de entulhos

CAPINÓPOLIS, TRIÂNGULO MINEIRO – A Prefeitura de Capinópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início ao Mutirão de Limpeza para combater focos de procriação do mosquito Aedes Aegypti, que transmite a dengue, ChikunGunya e Zica – A operação de limpeza teve início no último dia 03 e deve percorrer todos os bairros de Capinópolis até o final do mês de novembro.

A equipe da Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (Sucam), foi reforçada para neste mês de novembro – A Secretaria de Saúde quer impedir que os elevados índices de casos de dengue que ocorreram no início de 2015, se repitam.

Segundo a educadora em saúde, Marilane Vilela, que visita escolas ao longo do ano para conscientizar os alunos no combate à dengue, o projeto de Mutirão de Limpeza tem o objetivo de retirar objetos que contribuem diretamente para o acumulo de água e a consequente procriação do mosquito da Dengue – “A atenção deve ser redobrada nos períodos chuvosos, já que qualquer objeto que acumule água parada, pode se tornar um local propício para o desenvolvimento de larvas e consequentemente, do mosquito Aedes Aegypti. O Mutirão da Limpeza tem o objetivo de auxiliar na remoção destes objetos que acumulam água nos quintais das residências”, disse a educadora.

Equipe foi reforçada no mês de Novembro para realização do Mutirão de Limpeza
Equipe foi reforçada no mês de Novembro para realização do Mutirão de Limpeza
Continua após a publicidade

Segundo a coordenadora do setor de Epidemiologias, Maria Nazaré Costa, até esta quinta-feira (10), foram recolhidos quase dez caminhões de entulhos – Nazaré reforça o pedido de colaboração da sociedade – “Pedimos a colaboração da população para colocar o seu lixo na porta de casa quando o propago estiver no seu bairro, facilitando assim o trabalho da equipe”, disse a coordenadora.

Receber os agentes nas residências é muito importante para o sucesso do Mutirão de Limpeza
Receber os agentes nas residências é muito importante para o sucesso do Mutirão de Limpeza

A Secretaria Municipal de Saúde frisa ações importantes neste período de chuvas para eliminar os criadouros do Aedes aegypti – Cobrir ou furar pneus depositados no quintal; Utilizar areia grossa em pratos de vasos de flores; Ensacar e jogar no lixo vasilhames que possam acumular água; Virar de boca para baixo garrafas vazias; Tapar as caixas de água.

Em 2015, centenas de casos de dengue foram registrados em Capinópolis, número que caiu de forma drástica em 2016 após ações da Secretaria de Saúde.


Comments are closed.