Durante torneio, professor e alunos terão 150 minutos para montagem de robôs (Foto: Celso Ribeiro)
Durante torneio, professor e alunos terão 150 minutos para montagem de robôs (Foto: Celso Ribeiro)

UBERLÂNDIA, TRIÂNGULO MINEIRO – Dois alunos e um professor dos cursos de engenharia da Faculdade Politécnica, em Uberlândia, irão representar o Brasil no Torneio Mundial de Robótica, que acontece na Índia no fim deste mês. O professor da disciplina de robótica Marco Vinícius Muniz, de 28 anos, e os estudantes Leandro de Castro Paiva Morais e Rafael da Silva Prado, ambos de 18 anos, embarcam para Nova Delhi, capital da Índia, nessa quarta-feira (23), onde disputarão a categoria “Futebol” de 15 a 19 anos.

A equipe brasileira vai a convite da organização do World Robot Olympiad (WRO). De acordo com Muniz, os brasileiros começaram a ter contato com os robôs, feitos de peças de lego, há três semanas. “O convite veio em cima da hora, e, nessas últimas semanas temos trabalhado e treinado o dia todo para voltar com um bom resultado”, disse Muniz.

Ainda segundo ele, o campeonato será disputado no modo mata-mata, onde quem vence a partida segue no torneio. “Só lá iremos conhecer nossos adversários. Outro detalhe é que temos que levar nossos robôs todos desmontados. Antes do início da partida que dura dez minutos, teremos 150 minutos para montar e treinar nossos robôs”, afirmou Muniz.

Continua após a publicidade

Leandro Morais é estudante do 2º período de engenharia mecânica, e, segundo ele, o contato com a área da robótica é novidade. “Agora é nos prepararmos para voltar com pelo menos um terceiro lugar”, disse Morais.

Assim como o colega, Rafael Prado, estudante do 2º período de engenharia elétrica, também afirmou não ter muita experiência na área, mas espera melhorar para continuar no ramo nos anos seguintes. “A partir do ano que vem teremos disputas entre equipes de todo o Brasil para saber quem irá representar o País no torneio. Esperamos estar lá novamente”, afirmou Prado.

por Vinícius Romario / Correio de Uberlândia


Comments are closed.