por Adreana Oliveira

Adriana Pino é bartender há 12 anos e tem parceria com restaurante da cidade. (Foto: Celso Ribeiro)
Adriana Pino é bartender há 12 anos e tem parceria com restaurante da cidade. (Foto: Celso Ribeiro)

Adriana Pino tem feito a ponte aérea São Paulo Uberlândia com certa frequência nos últimos meses. A premiada bartender paulistana é a responsável pelos drinks no cardápio do restaurante Caramel Sweet & Salt, que fica no Center Shopping, e acompanha de perto a evolução da equipe que prepara os drinks na cidade.

“Ainda estou me acostumando ao consumo da cidade e pelo que vi, pouca gente conhece ou consome gin tônica, eu é um clássico entre os drinks. A versão clássica, servida em um copo longo e limão Taiti, dá lugar a uma versão mais elaborada, com especiarias e servida em taça mais arredondada”, afirma a bartender que tem 12 anos de profissão e recentemente venceu um concurso nacional que levará sua assinatura à garrafa da cachaça 51.

Continua após a publicidade

“Trabalhei muito para que isso acontecesse. Fiquei surpresa com o convite e principalmente com o prêmio. É bom também representar as mulheres em uma profissão que ainda é predominantemente masculina”, disse a bartender, convidada para encerrar com chave de ouro as edições da página de Gastronomia do CORREIO de Uberlândia.

Adriana Pino chama atenção para a diferença das marcas de gin, por isso, suas gins tônica disponíveis no Caramel, cada uma é preparada com um gin diferente. “É importante as pessoas saberem que existe diferença e é bom conhecer novas marcas. A variedade de sabores proporcionada pelas especiarias também é um diferencial”, afirma ela que está sempre pesquisando novos sabores por todas as regiões por onde viaja. “A qualidade do hortifrúti é muito importante. O cliente percebe a diferença do sabor de um drink preparado com a fruta fresca, por exemplo, de outro preparado com um industrializado. Dá mais trabalho e faz mais bagunça? Sim, mas o natural é sempre o melhor”.

O gin tônica foi escolhido por ela para brindar o Ano Novo por ser uma bebida festiva e “feliz”. “As pessoas costumam brindar com champagne ou espumante no Réveillon, e o gin tônica, com as bolhinhas, é elegante e festiva, sem contar que é muito refrescante”, afirma Adriana Pino. Ela acredita que, apropriando-se de um ditado popular, “de bartender e louco todo mundo tem um pouco”, vale a experiência de preparar os drinks em casa.

Receita

Gin e Tônica*

  • Ingredientes

Para o Tanqueray

Laranja Bahia, morango e estrela de anis

Para o Bombay

Twist de laranja, cardamomo e erva doce

Para o Beefeater

Limão Taiti, zimbro e alecrim

  • Modo de preparo

Deixe as frutas picadinhas e as ervas e especiarias reservadas na taça que pode ser de vinho. Depois, coloque o Gin sobre elas. Em seguida, encha o copo com gelo (sem medo) e despeje a tônica levemente para preservar as bolhas. Mexa suavemente. O drink está pronto para ser servido!

*Os drinks de hoje são criações da bartender Adriana Pino (@dripino) para o cardápio do restaurante Caramel Sweet & Salt, que fica no Center Shopping, em Uberlândia. 3216-5380.


Comments are closed.