Jovem de Capinópolis faz sucesso na Inglaterra como Chef de cozinha

Um jovem de Capinópolis está fazendo sucesso com Chef de Cozinha fora das terras Tupiniquis. Nicolau Júnior, 31 anos, mora na Inglaterra e é o fundador da “Painting Food” – Comida Pintada – Em uma tradução livre.

A atividade é conhecida como “gastronomia molecular” e tem chamado a atenção em todo o planeta. A expressão foi criada em 1988, pelo físico húngaro Nicholas Kurti, da Universidade de Oxford, e pelo químico francês Hervé This.

Nicolau Júnior deixou os pais Maria e Nicolau, os irmãos Willian e Taís e mudou-se para Londres em 2005 com o objetivo de ganhar dinheiro para retornar ao Brasil com condições de pagar uma faculdade. Lavava pratos no seu primeiro emprego e logo teve a oportunidade de aprender a cozinhar – Preparava saladas e pratos de entrada. Após o período de aprendizagem, trabalhou em outros restaurantes mais conceituados, intitulados “três estrelas”.

Teve o trabalho reconhecido em 2015, quando trabalhava no renomado restaurante francês “Club Gascon” – O patrão resolveu postar a foto de um dos pratos preparados por Júnior na rede social “Instagram” – O sucesso foi imediato. O prato era um “Fuagrá”, uma iguaria tradicional na França preparada com fígado de pato.

O primeiro prato preparado por Nicolau Júnior foi postado em 2015
O primeiro prato preparado por Nicolau Júnior foi postado no Instagram em 2015 pelo patrão

Em uma entrevista cedida ao Tudo Em Dia via internet, Nicolau Júnior disse que aprendeu a amar a profissão de Chef de cozinha – “Nos primeiros anos trabalhei em restaurantes bem rústicos, não era a minha intenção ser chef. Mas acabei amando. Aprendi a base e comecei a me interessar pela cozinha moderna”, disse Júnior.

A beleza dos alimentos são o fator principal para as vendas dos pratos.

Nicolau Júnior criou o canal “Painting Food” no Youtube e tem mais de 14,5 Mil seguidores no Instagran. Há quatro meses, decidiu se dedicar exclusivamente à Internet, gravando vídeos dos pratos preparados – A principal receita vem da publicidade nestes canais e apesar de não informar quanto ganha, Júnior disse que já fatura o mesmo de quando trabalhava no restaurante.

Nicolau Júnior disse que a nova vida na Inglaterra teve um início difícil, mas não pensa em voltar ao Brasil tão cedo – “[As maiores dificuldades foram] Aprender Inglês, adaptar à uma nova cultura, viver longe da minha família, amigos e aprender uma profissão. Talvez no futuro [volte ao Brasil], quero que meus filhos cresçam aqui”, disse.

Foi incentivado a ingressar na faculdade de Ciência da Alimentação pela esposa Valentina, uma italiana que atua como fotógrafa em Londres – Os dois se casaram em 2013.

Júnior e Valentina chegaram a mudar para a Itália, mas não se adaptaram e resolveram voltar à Londres.

“A coisa mais linda de Londres é que aqui você pode aprender o que quiser. Muita informação e oportunidade”, finalizou Nicolau Júnior.

O empreendedor da culinária ainda tem futuros projetos e quer apresentar um pequeno programa culinário no Youtube.

Assista a um dos vídeos produzidos por Nicolau Júnior

O Tudo Em Dia fez um desafio ao artista – Preparar um prato com características brasileiras e dedicar aos amigos que ficaram em Minas Gerais. O chef utilizou Peito de faisão, creme de pequi, romã, espuma de alecrim, milho, brócolis e manjericão na receita. Assista.

Para acompanhar o trabalho do Chef brasileiro, acesse o canal no youtube e também no Instagram.

Ator Felipe Titto, 30 anos, sofre infarto e é internado em UTI

Prédio de loja de cosméticos desaba no centro de Uberlândia