Academia da Saúde abre vagas para aulas em grupo
Academia da Saúde abre vagas para aulas em grupo

CAPINÓPOLIS, TRIÂNGULO MINEIRO – “Estamos começando com muita disposição e cuidando da nossa saúde”, disse Celismar Vieira, coordenador de PSF da Secretaria Municipal de Saúde de Capinópolis. A Academia da Saúde contratou a educadora física Adriana Neves e está oferecendo aulas em grupos. Em entrevista, Celismar fala sobre as aulas e como a população pode participar.

“Pela movimentação que teve na Academia da Saúde ‘Camille Elias Chamoun’, deu-se início ao projeto de 2017 sobre academia. A Academia da Saúde, na verdade é um polo, um espaço de promoção e prevenção à saúde, falando-se em atividade física, que a população vai ter à sua disposição. Essas atividades físicas vão ser sempre acompanhadas por um profissional de nível superior que hoje o município contratou. Temos uma estrutura diferenciada de modelos passados. Hoje, contamos com educadora física, para atender as necessidades da população através de grupos de orientação e prevenção. Vamos ofertar gratuitamente à população capinopolense aulas de zumba, ginástica aeróbica e também de outras atividades, como dança de salão, recreação; vamos formular grupos de obesidade e grupos para crianças. Esse espaço é destinado para isso, com apoio do NASF, que é o Núcleo de Apoio à Saúde da Família e que o Município também já está quase implantando. Outros profissionais vão ajudar no desempenho do paciente de reduzir o peso, bem como o risco cardiovascular de cada um. Para ingressar na Academia de Saúde, que é de acesso universal, primeiramente cada usuário deverá procurar a sua Unidade de PSF de referência, onde o médico irá dar um atestado de aptidão ou não do paciente para realizar atividade física, pois o principal protocolo a ser seguido é a segurança do paciente. De acordo com o atestado o paciente saberá se irá ou não realizar atividades físicas, que vão desde  moderadas, leves a intensas”.

Pergunta: Quantas vagas serão proporcionadas?

Continua após a publicidade

Celismar: O interessado deve procurar o seu PSF e, será de acordo com as demandas, mas podem procurar que todos serão devidamente encaixados.

Pergunta: Estamos falando para a formação dos grupos de saúde, mas vale lembrar que a Academia de Saúde está aberta na parte externa o dia inteiro, até a noite, para todos os interessados, correto?

Celismar: Isso mesmo. Tem a parte interna, que ficará diretamente para os grupos, bem como a parte externa, que continua da mesma forma atendendo ao público mesmo. Uma vez ou outra faremos uma atividade grupal maior.

Academia da Saúde abre vagas para aulas em grupo
Academia da Saúde abre vagas para aulas em grupo

Comments are closed.