Celismar Vieira, enfermeiro, participa de treinamento em Barretos Foto: Divulgação
Celismar Vieira, enfermeiro, participa de treinamento em Barretos
Foto: Divulgação

CAPINÓPOLIS, TRIÂNGULO MINEIRO – Nos dias 6 e 7 de março, o enfermeiro coordenador dos PSF’s de Capinópolis, Celismar Vieira de Lima, participou do Treinamento da Unidade Móvel III, do Hospital de Câncer de Barretos, para receber a equipe da Carreta de Barretos, que estará em breve no município. O treinamento enfatizou sobre o câncer de próstata, câncer de colo do útero e câncer de pele, e meios de prevenção.

Segundo o coordenador, uma equipe multiprofissional da Secretaria Municipal de Saúde estará realizando diversas atividades com os pacientes agendados. “Com certeza serão dias muito proveitosos para a melhoria da qualidade de vida e para a promoção da saúde junto aos moradores de Capinópolis. Essas atividades preventivas têm sido de grande valia para o sistema de saúde, visto que monitora melhor as doenças cancerígenas que acometem mulheres e homens, possibilitando um diagnóstico precoce e aumentando as chances de cura”, avaliou o coordenador dos PSF’s.

Segundo estatísticas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), 57 mil novos casos de câncer de mama foram registrados no Brasil em 2016. Entre as mulheres, os casos são raros antes dos 35 anos, mas a incidência cresce progressivamente depois dessa idade e, principalmente, após os 50 anos.

Continua após a publicidade

A carreta do Hospital de Câncer de Barretos fará exames de colo de útero, exames de sangue (PSA) próstata e exames avaliativos de lesões percussoras da pele (câncer de pele) através do Teledermatologia.


Comments are closed.