Mutirão contra a dengue retirou 76 caminhões de lixo em Capinópolis

Ao todo, 76 caminhões de lixo foram removidos dos quintais das residências
Ao todo, 76 caminhões de lixo foram removidos dos quintais das residências

CAPINÓPOLIS, MINAS GERAIS – A Secretaria Municipal de Saúde concluiu nessa semana o mutirão de limpeza contra a dengue retirando dos quintais 76 caminhões de lixo, o que vem comprovar que muitas pessoas preferem o risco de contrair a dengue a ter que desembolsar o dinheiro para a contratação da caçamba para limpar os seus quintais.

Há alguns anos quando o município realizava a coleta de entulhos gratuitamente, o número de caminhões retirados nos mutirões não chegava nem à metade do retirado em 2017. No ano passado, por exemplo, foram apenas 50 caminhões. Este é um fato preocupante, tendo em 2015 ocorrido um surto de dengue no município causando, inclusive, dois óbitos.

Em 2017, por obra e graça do destino, possivelmente devido a menor circulação do vírus, mesmo com toda essa sujeira, foram relativamente poucas as notificações de dengue, 29, contra 104 em, 2016 e 469 em 2015.

A equipe de controle de endemias do município é composta por 14 servidores, tendo em março, devido à realização do mutirão, sido contratados mais seis operários.

“A gente fala, avisa, visita as residências, conversa com as pessoas, distribui folders, avisa as crianças nas escolas, mas pouco adianta, a maioria da população não atende e o que nós vemos é isso, um número muito alto de lixo que começa novamente a ser acumulado nos quintais, esperando que aconteça um novo mutirão”, lamenta a coordenadora da epidemiologia Laíse Suriani.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Escolas Municipais de Capinópolis comemoram o Dia do Circo

Motociclista fica ferido em acidente em Ituiutaba