O Lar do Idoso Frederico Ozanan em Capinópolis é modelo para a região do Triângulo Mineiro

CAPINÓPOLIS, MINAS GERAIS – O Lar do Idoso Frederico Ozanan, fundado em dezembro de 1963, é uma das mais antigas instituições em atividade em Capinópolis e é modelo para toda a região. Foi criada com objetivo de abrigar idosos de ambos os sexos de modo que tenham vida digna.

A entidade, que faz parte da Sociedade São Vicente de Paulo, cuida de vinte e três idosos e conta com onze funcionários que se revezam vinte e quatro horas por dia. Os idosos demonstram seu carinho pelos funcionários de forma espontânea.

A reportagem chegou ao lar do idoso na hora do café da tarde e dona Madalena fez questão de fazer uma oração de agradecimento pelo alimento.

As alas masculina e feminina são separadas e contam com quartos individuais, banheiros adaptados e sala de tv.

Os medicamentos são cuidadosamente separados e uma profissional técnica em enfermagem fica responsável por ministrar as doses em tempo e hora. Caso algum interno necessite de atendimento, é encaminhado à farmácia que fica instalada ao lado da ala masculina e se o auxilio médico for necessário, o paciente é encaminhado ao Pronto Atendimento –  “fazemos o acompanhamento da saúde dos internos e aqueles casos que não são resolvidos aqui (…) nós encaminhamos ao pronto atendimento”, disse a técnica em enfermagem Maria Lusinete.

Maria Lusinete / Técnica em enfermagem
Maria Lusinete / Técnica em enfermagem

Recentemente, um veículo foi adquirido por meio de emenda parlamentar. Segundo o voluntário Édson Divino Silveira, o veículo é de grande importância no dia a dia do lar – “este veículo, nós utilizamos para levar os idosos ao PSF, Igreja e para serviços do lar”, disse.

Edson Divino Silveira / Tesoureiro
Edson Divino Silveira / Tesoureiro

A alimentação é balanceada por uma nutricionista e a preparação dos alimentos é feita em uma cozinha higienizada. Segundo o voluntário Danilo Silveira, alguns alimentos são adquiridos por meio de doação e são armazenados de forma controlada e com higiene – “A gente mantém os alimentos de forma organizada para poder fazer um controle e sempre com bastante higiene”, disse Danilo.

A fartura na alimentação é resultado de boa gestão administrativa e parcerias – “Os alimentos são preparados aqui na cozinha e temos cozinheiras excelentes. Os internos recebem um alimento gostoso e com um valor nutritivo muito bom”, disse o presidente da instituição Alúcio Augusto de Melo.

Diretoria do Lar do Idoso Frederico Ozanan / (Esq) Gilmar, Édson, Alúcio e Danilo
Diretoria do Lar do Idoso Frederico Ozanan / (Esq) Gilmar, Édson, Alúcio e Danilo

O Lar do Idoso tem uma grande estrutura física e comporta uma ampla lavanderia.

As administrações anteriores foram fundamentais para a organização de documentações e estruturação do lar. Até uma capela foi construída e está em fase final de acabamento.

barraquinhas
clique para ampliar

Grande parte dos recursos para custear as despesas do Lar do Idoso Frederico Ozanan vem da tradicional festa de barraquinha – “Estamos animados para a festa de barraquinhas, que é o nosso principal evento, traz o recurso para sustentarmos os gastos que temos aqui. Queremos aproveitar esta oportunidade para convidar as pessoas a visitar o abrigo (…) a convivência dos internos é muito boa. Convido ainda para que todos prestigiem a 44ª festa de barraquinha”, disse o Alúcio.

A festa será realizada nos dias 05, 06 e 07 de maio e retomada nos dias 12, 13 e 14 de maio com praça de alimentação, brincadeiras, leilão de gado e shows ao vivo.

A alegria no Lar Frederico Ozanan é constante e os talentos são valorizados. O senhor Natan, de 98 anos, é um exemplo de talento e alegria. Tocando um acordeom, fez a alegria dos colegas.

Sr. Natan, 98 anos, toca acordeon para animar os colegas do Lar do Idoso
Sr. Natan, 98 anos, toca acordeon para animar os colegas do Lar do Idoso

São cerca de 90 anos ao lado do instrumento musical, já que ele diz que começou a tocar aos oito anos de idade – “toquei em carnaval, eleição, forró e outros”, disse.

Homem é encontrado morto com facada no rosto em Uberlândia

Samsung lança atualização após problemas na tela do Galaxy S8