“Por uma sociedade sem manicômios!”

A Secretaria de Saúde Municipal de Capinópolis , juntamente com o Programa saúde da Família e Academia da Saúde, estão organizando o evento que acontecerá no dia 18 de maio de 2017 a respeito da Luta Antimanicomial, de modo a proporcionar uma manha de reflexão e conscientização.

Continua após a publicidade

O Evento da Luta Antimanicomial acontecerá com uma caminhada pelas ruas da cidade as 8:00 hs e  na Praça Joao Moreira de Souza, a partir das 9:00 hs,  com atividades para o publico presente. O evento Caracteriza-se pelo seu caráter democrático, contando com a participação ativa e efetiva dos usuários de serviços de saúde mental, seus familiares, profissionais, estudantes e quaisquer interessados em defender uma postura de respeito aos diferentes modos de ser e a transformação da relação cultural da sociedade com as pessoas que sofrem por transtornos mentais.

Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. O Movimento da Luta antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

 


Comments are closed.