CAPINÓPOLIS, MINAS GERAIS – O município de Capinópolis foi criado pela Lei 1039, de 12 de dezembro de 1953, a qual tem a seguinte ementa: ‘estabelece a divisão administrativa e judiciária do Estado, a vigorar de 1º de janeiro de 1954 a 31 de dezembro de 1958 e dá outras providências’.

Partindo dessa lei, que foi a efetivação real de criação do município, algumas pessoas passaram a fazer as contas, numa matemática simples, ou seja, 2017 – 1953, temos como resultado realmente 64, porém há que se prestar atenção, que já na ementa, se registra que a referida lei passaria a vigorar apenas no ano de 1954, no dia 1º de janeiro.

No dia 1º de janeiro de 1954, aconteceu em Capinópolis, no edifício do cine teatro “El Dorado”, a sessão solene de instalação do município de Capinópolis, levando a assinatura de proeminentes cidadãos da época como o Jerônimo Maximiano da Silva, o juiz de paz da cidade, Manoel Álvares, Dr. Cassio Macedo, José Parreira de Souza, Maximiano Alves de Almeida, João Batista Ferreira, Vicente Parreira da Silva, Eurípedes Parreira da Silva, Juarez Parreira de Souza, Odovilho Alves Garcia e muitos outros.

Continua após a publicidade

No dia 20 de abril de 1967, a Câmara Municipal de Capinópolis aprovou e o prefeito João Batista sancionou a Lei nº 225, que ‘Cria o dia de Capinópolis’, a qual em seu artigo primeiro fixou o dia 15 de junho como o dia de Capinópolis, um feriado municipal, passando-se a comemorar o aniversário da cidade, no dia 15 de junho, e não mais no dia 1º de janeiro, época de férias escolares, conforme acontecia todos os anos.

Na tarde de quinta-feira, dia 08, o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico Municipal de Capinópolis se reuniu na secretaria Municipal de Educação e Cultura, tendo Valdair Bernardeli, feito a entrega de vários documentos relativos à criação do município, como a ATA de Fundação do Município, e o Dr. Janeir Parreira de Lima, entregue uma flâmula criada na festa de 13 anos de Capinópolis, além de um livro antigo que conta história de todos os municípios de Minas Gerais.

Após reunião, ficou definido que a idade do município é 63 anos

A presidente do Conselho, Júlia Vieira de Alvarenga, recebeu toda a documentação, tendo a maioria dos conselheiros concordado que, apesar do município ter sido criado pela Lei Estadual 1039, de 12 de dezembro de 1953, deve ser mantida a tradição, reconhecendo o nascimento real do município de Capinópolis, a reunião ocorrida onde foi confeccionada a ATA de criação do município de Capinópolis, no dia 1º de Janeiro de 1954, deixando, portanto, de existir quaisquer dúvida sobre a idade de Capinópolis, que comemora neste dia 15 de Juno, 63 anos de emancipação político administrativa.


Comments are closed.