Instituto Mazzaropi mantém viva a memória de um dos maiores cineastas do País

Não há como falar do cinema brasileiro, cujo dia foi comemorado em 19/6, sem lembrar de Amácio Mazzaropi, que, mesmo após 36 anos de sua morte, em 13 de junho de 1981, ainda é conhecido por trazer às telonas a figura do caipira brasileiro. Grande parte de seu legado artístico deve-se ao trabalho de preservação realizado pelo Instituto Mazzaropi (www.institutomazzaropi.org.br), criado em 2000 com o objetivo de divulgar a história e o trabalho do cineasta e que, ao longo do ano, promove diversas ações ao redor do País, como exposições, exibições de filmes e parcerias com prefeituras e outras instituições.

Além de manter o Museu Mazzaropi, que reúne mais de 20 mil itens sobre a vida e a obra do também ator, produtor, diretor, empresário e comediante e que fica no terreno onde ele gravou algumas produções, em Taubaté (SP), o Instituto promove parcerias com emissoras de televisão para a exibição de clássicos do cinema nacional dirigidos por ele, bem como a cessão de direitos para a inclusão das peças de Mazzaropi em mostras e exposições Brasil afora.

Outra maneira de resgatar a história do cineasta e colocá-la à disposição do público é incentivar que as novas gerações conheçam seu trabalho. Para isso, o Instituto concede visitas gratuitas ao Museu para estudantes de escolas públicas e promove anualmente a Semana Mazzaropi em Taubaté, São Paulo e outras cidades, com ações que visam preservar a memória e a extensa lista de trabalhos do artista que imortalizou o personagem Jeca Tatu e que incluem exibição de filmes, shows, visitas ao Museu, peças de teatro, mesas redondas e oficinas gratuitas ao público.

O reconhecimento a Amácio Mazzaropi como grande difusor da cultura caipira brasileira também pode ser visto na nova peça publicitária da Coca-Cola, que relaciona a imagem do cineasta com a temática junina. O vídeo “Leva Essa – Festa Junina” está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=HSN46DBVOdc.

Sobre o Instituto Mazzaropi

 

Fundado em 2000, o Instituto Mazzaropi proporciona constituição jurídica e oficial às ações desenvolvidas com o objetivo principal de preservar e divulgar a vida e obra do artista e cineasta Amácio Mazzaropi. Mais informações em www.institutomazzaropi.org.br.

Sobre o Museu Mazzaropi

Com o intuito de promover a história do emblemático cineasta e artista Amácio Mazzaropi e do cinema nacional, o Museu Mazzaropi, em Taubaté (SP), apresenta uma exposição interativa de longa duração e um acervo com mais de 20 mil itens, como fotos, documentos, filmes, objetos cênicos, móveis e equipamentos. O espaço funciona de terça a domingo, das 8h30 às 12h30, com atendimento para grupos no período da tarde, na propriedade onde funcionavam os estúdios do cineasta.

Câmara aprova Projeto do Executivo para reajuste salarial do funcionalismo público de Capinópolis

Defesa de Aécio recorre para que prisão seja decidida em plenário