Empresa de Mark Zuckerberg investe em programação original

O sucesso de grupos de streaming como Netflix e Amazon Prime está inspirando empresas como o Facebook. De acordo com o jornal “Wall Street Journal” e a agência de notícias AFP, a rede social está em negociações com estúdios de Hollywood para a produção de programas com qualidade de TV. O objetivo é lançar a programação original ainda neste ano.

A plataforma de cerca de dois bilhões de usuários mensais (1,94 bilhão no final de março) trabalha neste projeto com “um pequeno grupo de sócios e criadores”, indicou Nick Grudin, vice-presidente de parcerias de mídia do Facebook, em comunicado.

“Nosso objetivo é fazer do Facebook um lugar onde as pessoas possam se unir em torno do vídeo”, disse Grudin, observando que a rede social e seus colaboradores vão “experimentar os tipos de programas nos que você pode construir uma comunidade ao redor – do esporte à comédia, passando pelos reality shows e pelos game shows”.

Continua após a publicidade

O Facebook estaria disposto a investir em produções com orçamento de até US$ 3 milhões por episódio e quer conteúdo para o público de 13 a 34 anos, com foco na faixa de 17 a 30 anos. Segundo o jornal, dois programas já estariam em produção: “Strangers”, um drama de relacionamento, e “Last State Standing”, um game-show. E, ao contrário da Netflix e da Amazon, o Facebook não deve liberar toda uma temporada, optando pelo lançamento semanal dos episódios.

O desenvolvimento de conteúdos próprios é uma tendência entre os principais atores da internet. Netflix, Amazon e a plataforma de televisão online Hulu se voltaram para esta tendência, seguidos mais recentemente por YouTube e Apple, em uma escala mais modesta.


Comments are closed.