Criada em 2014, em meio à crise que assola o Brasil até hoje (junho de 2017), a startup GestãoClick tem crescido consistentemente fornecendo um ERP online com excelente custo-benefício, que ajuda empresas de todos os tamanhos a estabelecer processos de negócio e melhorar o desempenho operacional, administrativo e estratégico.

Mercado de ERP/Sistemas de Gestão: um mercado saturado?

Uma das primeiras decisões de negócio dos sócios da empresa foi a definição da área de atuação.

Eles optaram por entrar em um mercado que, aparentemente, estava saturado de soluções e parecia ser um problema resolvido para a grande maioria das empresas: o mercado de Sistemas de Gestão Empresarial (SIGE/ERP).

Continua após a publicidade

Esta sensação de que não havia mais o que ser explorado na área de sistemas tão básicos para qualquer empresa, não se confirmou.

Um oceano de oportunidades

Ao perceberem que muitos estabelecimentos comerciais dos mais diversos nichos ainda usavam vários sistemas para cada área ou departamento e muita planilhas excel (e até arquivos Word) para fazer a gestão da cadeia de suprimentos, aquisição de insumos, pagamentos, registros de transações comerciais e outros processos básicos os empreendedores tiveram o primeiro alerta de que havia muito terreno “sem dono”.

Outra importante constatação foi que muitos dos sistemas já implantados tinham grande deficiência no suporte ao usuário e isso implicava em muitos problemas para as empresas. Da instalação de uma nova versão ao esclarecimento de dúvidas, muitas empresas se queixavam da falta de apoio na operação e manutenção dos sistemas.

Outra questão que deu aos empreendedores ainda mais segurança ao optar por investir na criação de um Sistema de Gestão Empresarial foi a popularização da adoção da Intertnet nas empresas. A banda larga já é uma realidade mesmo com todos os problemas conhecidos de infraestrutura no Brasil. Com um valor relativamente baixo um estabelecimento (escritório, loja ou outro tipo de organização) consegue instalar uma conexão de 10 mbps ou mais.

Aposta em ter um sistema 100% na Internet era arriscada

Mesmo com todos os sinais apontando para um nicho de mercado interessante, todo empreendedor corre riscos. Cientes disso, os sócios da empresa chegaram ao consenso de que o negócio de investimento na criação de um ERP só faria sentido se não houvesse barreira geográfica ou de plataforma para que o alcance do empreendimento fosse, literalmente, o país todo.

Para isso, seria necessário ter um sistema completamente disponibilizado na Internet. Com isso, surgiram vários riscos de aceitação do modelo de negócio pelo mercado devido à padrões estabelecidos pelos sistema da geração anterior.

A pergunta era: será que o mercado brasileiro estava preparado para um sistema ERP que depende de uma conexão com a Internet para funcionamento (ou seja, um ERP online)?

Além disso, os mais céticos sempre se perguntavam como seria a garantia de disponibilidade do sistema, como seria o desempenho de um ERP online e como a plataforma manteria os dados dos usuários, estabelecimentos e clientes (e as transações como vendas e emissão de NFe) seguras.

Fazendo como as gigantes da tecnologia, a GestãoClick ganhou espaço por ousar

A resposta para as questões de disponibilidade do sistema (capacidade de ser acessado), segurança, desempenho (performance e velocidade de resposta), escalabilidade (capacidade de ser redimensionado para atender as demandas) veio com a adoção do uso de Cloud Computing (Computação na Nuvem).

Em oposição a perderem tempo criando programas complexos de gerenciamento de acesso ao sistema, rotinas complexas de backup e instalando e configurando sistemas e hardware de segurança, a GestãoClick optou por fazer como as grandes empresas de desenvolvimento: adotar uma plataforma de infraestrutura na nuvem e dedicar seu tempo a desenvolver o produto!

Com isso, a startup agilizou o desenvolvimento do sistema e praticamente sem nenhum investimento inicial (a não ser o esforço e a dedicação dos sócios) começou a produzir o software homônimo “GestãoClick”.

O resultado foi tão consistente que hoje, pouco mais de 2 anos desde o lançamento do sistema,  o ERP online GestãoClick é um dos sistemas gerenciais que mais cresce no país.

O software GestãoClick

O GestãoClick é um Sistema de Gestão Empresarial (ERP) hospedado na nuvem que permite a gestão integrada dos principais processos empresariais.

Entre as funcionalidades, podemos destacar:

  • Cadastro de Funcionários, Clientes, Fornecedores e Produtos
  • Controle de Estoque, Cotações, Gestão de Compras e Transferências
  • Orçamentos integrados à vendas
  • PDV (frente de loja) e Vendas
  • Controle de Ordem de Serviços
  • Relatórios operacionais e gerenciais
  • Emissão de Notas Fiscais
  • Conciliação bancária e Emissão de boletos

Além disso o sistema roda em todos os principais navegadores de Internet e pode ser acessado até em tablets ou smartphones.

No GestãoClick os processos são projetados desde a concepção para serem integrados.  Isso além de trazer produtividade diminui muito transtornos causados por erros humanos que são tão comuns na gestão do financeiro, no controle das vendas, de estoque em várias outras áreas e processos interdependentes.

A integração de processos de maneira simples e clara tem sido uma das grandes vantagens competitivas do GestãoClick.

ERP amigável (e até bonito!)

Outra vantagem competitiva tem sido a aparência do sistema. O software tem uma interface de usuário bem desenhada, com o uso de cores que destacam as informações e telas projetadas com o objetivo de ajudar o usuário a desempenhar suas funções com eficiência.

Um destaque que é difícil de encontrar em sistemas empresariais: um sistema de ajuda avançado semelhante à um wizard apresenta ao usuário cada detalhes de cada tela do sistema apontando para cada botão ou informação e dando dicas.

Investimento Estratégico em Marketing, Atendimento ao Consumidor e Parcerias

Conquistar uma boa fatia do mercado não é o único objetivo da GestãoClick. Criar um relacionamento com os clientes, mantê-los informados e satisfeitos são prioridades tão relevantes quanto manter o crescimento da empresa.

Para clientes e prospectos a empresa oferece muito conteúdo conteúdo de qualidade no website e em seu blog, além de disponibilizar suporte online aos clientes.

Para quem deseja uma parceria comercial é possível se tornar revendedor do sistema se cadastrando no inovador programa de revenda da empresa (o revendedor ganha, a cada pagamento das empresas que indicou, 30% do valor bruto faturado).

Com a história e os detalhes dos motivos que levaram a GestãoClick  ao sucesso, fica uma importante lição: correr riscos é parte de todo grande negócio e nem todo grande negócio precisa de investimento financeiro para ser concretizado.


Comments are closed.