Prepare o seu passaporte para uma viagem no tempo. Ou melhor, prepare a sua bicicleta. A edição de inverno do Tweed Ride BH, passeio de bike à moda antiga para celebrar cada estação do ano, já tem data marcada. Será no próximo dia 6 de agosto, um domingo, e vai homenagear os 120 anos de Belo Horizonte,  que serão comemorados em dezembro. A concentração será às 9h, no Museu de Artes e Ofícios, na Praça da Estação, no centro.

Inspirada na arquitetura de cidades modernas como Paris e Washington, BH, ou Belô, como é carinhosamente chamada, só ganhou alma e corpo por meio dos diversos ofícios dos trabalhadores que vinham de várias partes do mundo e tinham como ponto de chegada a Estação Ferroviária da Estrada de Ferro Vitória Minas. BH foi a primeira cidade planejada do país.

A homenagem aos primeiros cidadãos que ajudaram a erguer a nova capital mineira vai começar com um café coletivo, no saguão de entrada do museu, onde os apreciadores do universo vintage  vão assistir ao pocket show da Banda Faca Amolada.

Continua após a publicidade

Depois, os participantes vão fazer uma visita guiada ao acervo do museu e pedalar pela cidade.

“É importante lembrar também que o Tweed Ride celebra a bicicleta como um meio de transporte de todas as épocas e que muitas pessoas daquele período que moravam além do horizonte da avenida do Contorno tinham a bicicleta como seu principal meio de transporte. Não é à toa que escolhemos o Museu de Artes e Ofícios que exatamente homenageia as profissões que compunham a sociedade belo-horizontina no início do século passado”, disse Gil Sotero, co-produtor  do Tweed Ride BH.
O evento foi criado em 2009, em Londres, por um grupo de ciclistas usando roupas de inverno, entre elas o tweed, tecido de lã muito usado em estações frias. O movimento ganhou o mundo e é sucesso em Belo Horizonte desde 2013.

O passeio é aberto ao público, basta ter uma bicicleta e caprichar no visual à moda antiga.
O trajeto foi pensado nas crianças,  que também podem participar.


Comments are closed.