Para celebrar o Dia Mundial de Combate à Hepatite, testes gratuitos para detectarem a doença são realizados na estação Lagoinha do metrô, no centro de Belo Horizonte, nessa sexta-feira (28).

A ação, resultado de uma parceria entre a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), começou às 9h e vai até as 16h  e os resultados demoram de cinco a 20 minutos para ficarem prontos.

“O nosso foco aqui é a hepatite C, que pode ser transmitida por sangue ou relações sexuais. Algumas dicas para evitar a doença são o uso de preservativos e sempre usar materiais descartáveis quando, por exemplo, tirar cutícula ou fazer tatuagens”, explicou o médico Leonardo Veloso.

Continua após a publicidade

O aposentado Antônio de Almeida, de 78 anos, aproveitou que estava passando com a filha pela estação e parou para fazer o teste. “Viemos resolver algumas coisas no centro, vimos que estavam fazendo exames e, minha filha e eu, resolvemos fazer. É muito importante uma iniciativa desse tipo”, afirmou o idoso.

Segundo Leonardo Veloso, os pacientes com resultados positivos são orientados a buscar acompanhamento médico para o início de tratamento. “A hepatite tem cura, e é importante se cuidar”, finalizou o profissional. 


Comments are closed.