Itapagipe recebe encontro para discutir políticas públicas

Com o intuito de suprir uma demanda técnica das pequenas cidades de Minas Gerais, a Associação Mineira de Municípios (AMM) dá início ao projeto “AMM nos Municípios – Encontros nas Macrorregiões”, que vai contemplar 30 cidades de cada uma das 10 macrorregiões do estado, alcançando os 853 municípios mineiros. O município de Andradas, no Sul de Minas, recebeu o primeiro encontro. O segundo será em Itapagipe, no Triângulo Mineiro, no dia 11 de agosto de 2017. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-Minas) é um dos parceiros da AMM neste projeto de interiorização.

A iniciativa tem como finalidade promover reuniões para que os gestores e servidores públicos das cidades do interior de Minas Gerais tenham a oportunidade de discutir e debater temas de necessidade da sua região, além de reivindicarem ações e mais desenvolvimento. O Crea-Minas vai contribuir com sua experiência dos Encontros Regionais – Políticas Públicas e Corresponsabilidade Social, realizados entre 2012 e 2013. Os encontros mobilizaram 6700 profissionais da área tecnológica em 60 cidades de 12 regiões de Minas. Por meio de reuniões e debates, foram produzidos 11 cadernos técnicos, com 1248 proposições técnicas alinhadas aos eixos temáticos Meio ambiente, Rodovias, Urbanidade, Impacto das Chuvas e Alimentos.

Segundo o coordenador de políticas públicas do Crea-Minas, engenheiro civil José do Carmo Dias, o projeto da AMM será uma oportunidade para divulgar as políticas públicas da engenharia às novas administrações municipais, além de qualificar agentes públicos e técnicos que integram o Sistema Confea/Crea. “Em cada um dos encontros, vamos ministrar uma palestra técnica, demonstrando a importância das funções tecnológicas e do engenheiro como elemento fundamental para busca de soluções na formação do desenvolvimento econômico e social”, comenta. Segundo ele, serão distribuídos os cadernos resultantes dos Encontros Regionais com as principais necessidades técnicas de cada uma das 12 Regionais do Crea-Minas.

Além do Crea-Minas, o projeto tem como parceiros o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE/MG), Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MP/MG),o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cidades e de Integração Regional (Secir/Subsecretaria de Integração Regional) e da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), e apoio institucional da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) e da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Com sucesso de público, palestra com Prof. Menegatti focou mudanças como fator de evolução

Presidente da Amvap participa de lançamento do Programa ‘Criança Feliz’ em Uberaba