1. Visite o site do Encceja no portal do Inep

As inscrições ocorrem exclusivamente no link: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/primeiroAcesso

Encceja – primeiro passo é digitar o endereço do site do Inep (Foto: Reprodução)

2. Dados necessários

No primeiro passo, é preciso digitar o CPF e a data de nascimento. O sistema usa, assim como no Enem, uma verificação que exige que o candidato clique em uma figura para prosseguir.

Encceja – Segundo passo nas inscrições exige CPF e data de nascimento (Foto: Reprodução)

3 . Complete seus dados pessoais

Continua após a publicidade

É preciso preencher o número do documento de indentidade, além de dados sobre filiação, estado civil e endereço.

Encceja – Terceiro passo da inscrição (Foto: Reprodução)

4 . Atendimento especializado

No passo seguinte, você precisa informar se “Necessita de atendimento especializado para realização da prova”. Em caso positivo, precisa especificar qual a sua condição. Estão listados:

Surdocegueira / Deficiência auditiva / Baixa visão / Deficiência física / Autismo / Discalculia / Cegueira / Surdez / Visão monocular / Deficiência intelectual (Mental) / Dislexia / Déficit de atenção

Encceja – Quarto passo (Foto: Reprodução)

5. Atendimento específico

No caso de atendimento específico, é preciso incluir a CID referente ao diagnóstico médico.

6. Prova

Nesta etapa, indique o nível para o qual deseja obter certificação. É possível escolher entre ensino médio ou fundamental. Atenção nesta etapa: aqui você poderá escolher quais provas pretende fazer. Caso seja sua primeira tentativa de certificação, é preciso escolher todas:

Prova I – Ciências Naturais

Prova II – História e Geografia

Prova III – Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna Artes, Educação Física e Redação

Prova IV – Matemática

Note bem: a opção de fazer apenas provas específicas é interessamente somente para alunos que já realizaram a prova em anos anteriores e obtiveram certificações parciais. Para conseguir o diploma, é preciso ter nota em todas as provas, ainda em que seja em edições anteriores.

Encceja – provas (Foto: Reprodução)

Além disso nesta mesma etapa, é possível escolher a cidade onde quer fazer a prova. Nesta fase, a página aponta um aviso importante sobre alterações em dados: “Atenção: o município de realização de provas, a opção de nível de certificação e as provas selecionadas, poderão ser alteradas, apenas, durante o período de inscrição, das 10h do dia 07/08/2017 às 23h59min do dia 18/08/2017, na página do participante.”

7. Questionário

O Inep realiza um questionário socioeconômico semelhante ao que já foi visto em edições anteriores de exames como o Enem. São mais de 20 perguntas sobre renda, escolaridade e família. Esses dados são usados para traçar o perfil dos participantes e dar subsídios para políticas educacionais.

8. Contato e senha

Nesta última etapa você vai precisar de um telefone fixo, um celular e um endereço de e-mail. É nesta etapa final que você irá cadastrar uma senha. Ela deve ter o mínimo de 6 e máximo de 10 caracteres, podendo conter apenas números e letras, com distinção de maiúsculas e minúsculas.

As inscrições ocorrem exclusivamente no link: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/primeiroAcesso


Comments are closed.