divulgação

O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas vai realizar o Censo Agropecuário em todo o país o qual terá início em 1º de outubro. Ao longo de cinco meses, os recenseadores vão visitar 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o país, levantando informações sobre produção, características dos trabalhadores do setor, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos, entre outros temas. O papel da agricultura familiar na produção agropecuária também será pesquisado.

Os resultados do Censo devem começar a ser divulgados em meados de 2018.
Segundo o IBGE, a redução do orçamento para o Censo Agropecuário tornou necessária a simplificação do questionário inicialmente elaborado com a diminuição do tempo médio de entrevista de 90 para 40 minutos. O objetivo foi dar agilidade à coleta de dados, permitindo que, em média, três estabelecimentos agropecuários sejam visitados pelos recenseadores por dia.
Na terça-feira, dia 08, o coordenador do censo para o município de Capinópolis, Marcos Marinho de Medeiros, se reuniu com lideranças locais visando discutir a realização do censo no município, levando informações de como será o censo e  criando a comissão local que vai acompanhar os trabalhos.
Um dos pontos destacados na palestra da Marcos foi quanto a informações à população acerca da identificação dos recenseadores, onde cada um estará com jaleco, identificação e um aparelho para georeferenciamento, parecido com um aparelho celular, destacando ainda que dentre os itens do questionário não tem, por exemplo, perguntas sobre contas em bancos e dados cadastrais, exceto o número do CPF, que será necessário para o caso de um mesmo produtor possuir propriedades em outros estados.

Comments are closed.