Vice-prefeito e o secretário de meio ambiente de Uberaba visitaram Capinópolis

CAPINÓPOLIS, MINAS GERAIS – O vice-prefeito de Uberaba, João Gilberto Ripposati, e o secretário de meio ambiente, Carlos Messias Pimenta, visitaram Capinópolis na manhã de sexta-feira (11), sendo recepcionados pelo prefeito Cleidimar Zanotto, o vice-prefeito Jaisson, o secretário de meio ambiente, Vilson Bernardeli e a secretária de agricultura, Marcela Alves.

Logo após serem recebidos na prefeitura municipal se dirigiram à Cepet, onde foram conhecer a unidade tendo em vista que a AMVALE  – Associação do Municípios do Baixo Vale do Rio Grande, está lançando um projeto de piscicultura entre os seus associados e vão precisar de alevinos que poderiam ser produzidos na Cepet, porém, a Central de Experimentação, Pesquisa e Extensão do Triângulo está com suas atividades de piscicultura suspensas.

A prefeitura municipal está estudando junto à Cepet uma forma de atender as exigências ambientais, de forma que esta importante atividade da Cepet seja retomada.

Continua após a publicidade

“Estou junto aqui com o prefeito Cleidimar, no sentido da gente somar as forças, há uma demanda de vários municípios, através da associação dos municípios, a Amvale, de rebuscar uma discussão do fortalecimento da piscicultura para dar uma opção para o segmento da agricultura familiar como uma alternativa a mais no sistema de produção. E nós temos uma referência histórica aqui na região de Capinópolis, que é a Cepet, de Viçosa, que na década de 80 foi referência, é referência na ciência e pesquisa, mas também na produção de piscicultura e nos conhecimentos também, Epamig também, por parte do Estado. Nós estamos aqui restabelecendo um diálogo, uma primeira ação, o primeiro trabalho conjunto com o prefeito e a Amvale, porque outros municípios também têm interesse, nós estamos visitando para conhecer aqui melhor a unidade, ver os problemas, ver as possibilidades de ser fomentado esse trabalho, uma vez que teve origem aqui, as questões ambientais têm que ser resolvidas, aqui nós nos deparamos com várias informações, de questionamentos na questão ambiental, mas com toda a segurança, jamais iremos caminhar sem ter segurança técnica, segurança de acordo com as leis ambientais, aquilo que pode fazer. Se amanhã a gente constatar que aqui pode ser, ou que não seja aqui, seja  em outro lugar, mas nós estamos buscando a referência daquilo que Capinópolis já foi muito forte nesse trabalho e que nós teremos o desejo de resgatar em favor da região, em favor de uma ação conjunta e fortalecimento da piscicultura como alternativa de mais um item que possa sustentar a agricultura familiar. Esse é o objetivo, a gente a gradece aqui o acolhimento. Também viemos junto com o nosso secretário do meio ambiente do município e colocando à disposição do município aqui para informações sobre a questão da ETE – Estação de Tratamento de Esgoto, ou seja, hoje Uberaba pensa local e pensa regional, é juntar com os municípios para a gente fazer uma voz só, no sentido dos nossos, quando a gente fala de desenvolvimento,  é desenvolvimento regional, e que é um ajudando o outro. É com esse propósito que nós estamos aqui, é uma visita, nada de decisão, apenas uma visita inicial. Falamos com Viçosa também, com a reitoria e vamos iniciar esse diálogo e esperamos em breve a gente ter uma notícia boa, onde vai ser realmente, mas o desejo é juntar as forças para fortalecer a piscicultura na região”, disse o vice-prefeito de Uberaba, João Gilberto.

O prefeito Cleidimar Zanotto, destacou a importância da Cepet para Capinópolis. “Estive em Uberaba há alguns dias, aproveitei a oportunidade com o nosso vice-prefeito de Uberaba, dialogamos e falei que nós temos uma estrutura aqui, temos a Cepet, a qual tem várias coisas que poderiam ser aproveitadas nessa estrutura e que estão a maioria desativadas, então o propósito da gente realmente é realizar ações para apoiar essa importante entidade buscando melhorias que venham beneficiar a nossa região, seja Capinópolis, Ipiaçu, Cachoeira Dourada ou que seja a região de Uberaba, mas que todos os municípios venham ser beneficiados, usufruindo dessa estrutura que está ociosa aqui na Cepet então é uma iniciativa, a gente está aqui visitando para ver o que pode ser feito para a gente ajudar essa estrutura aqui ociosa, uma estrutura muito grande que poderia ser aproveitada, então a parte da piscicultura é um elo importante que a gente está trabalhando para a gente poder resgatar. Outras coisas também, por exemplo, a parte de análise de solo, que precisa se avaliada, porque a nossa região é produtiva de grãos e a análise de solo, para se ter uma noção, ela é feita em Uberlândia e até mesmo em Uberaba, então porque não aproveitar a estrutura aqui e desenvolver a análise de solo no próprio local, então são essas ações, essa parceria que a gente está buscando em outras municípios, pela experiência que têm para a gente poder implantar aqui essas ações e trazer benefícios para a região”.


Comments are closed.