As escolas municipais ‘Aurelisa Alcântara de Souza’ e ‘Higino Guerra’ tiveram na sexta-feira, dia 25, a culminância do Projeto Folclore.

Escola Municipal Higino Guerra

Continua após a publicidade

Como agosto é o mês que se comemora o Dia do Folclore Brasileiro, todas as professoras trabalharam com os alunos as lendas e mitos da cultura popular brasileira, as festas populares, jogos, brincadeiras, cantigas de roda, contos e outros. Com isso, o saber popular busca assim, ampliar o conhecimento, a compreensão e análise das conquistas dessa cultura e seus diversos determinantes, além da importância de se preservar as tradições de um povo. O projeto finalizou com a apresentação dos trabalhos confeccionados pelos próprios alunos através de exposição e visitação pelas demais turmas, a professora Suely contou histórias referentes ao tema do projeto para os dois turnos e tendo como culminância deliciosos pratos típicos da região Sudeste, trazidos pelos alunos.

Escola Municipal Aurelisa Alcântara

Na Escola Aurelisa Alcântara de Souza, segundo a diretora Viviane Tavares, foram apresentadas as lendas do curupira, Saci Pererê, entre outras. Ela falou sobre o projeto.

“O Folclore já é uma festa tradicional, ele faz parte do nosso calendário, todas as escolas trabalham, é um conjunto de tradições, lendas, o nome já é a própria tradução do que é o folclore e ele precisa ser trabalhado nas escolas para levar aos nossos alunos, até porque ele é passado de geração para geração”.

Pergunta: Como foi o desenvolvimento do tema aqui na escola?

Viviane Tavares: Nós trabalhamos o tema através de projetos, onde cada sala ficou com um conteúdo. Lendas, mitos, advinhas e depois na culminância nós juntamos todos os trabalhos desenvolvidos dentro da sala de aula para fazer uma única apresentação, que é essa que estamos vendo agora.


Comments are closed.