Gurinhatã realiza mais uma edição da ‘Jornada Mineira’

Gurinhatã realiza mais uma Jornada Mineira / foto: divulgação

O município de Gurinhatã realizou com muito sucesso mais uma Jornada Mineira do Patrimônio Cultural. Este ano a Jornada foi elaborada na modalidade “Visita Guiada” com a participação da Escola Municipal João Borges de Castro, do Distrito de Flor de Minas.

O evento foi uma visita guiada à Cachoeira do Córrego Piedade e ao Cruzeiro instalado próximo. Hoje, o local pertence ao Assentamento Piedade, cuja diretoria, através de sua presidente Keila, recebeu com muita cordialidade os visitantes e alunos da Escola João Borges de Castro.

A Jornada Mineira em Gurinhatã aconteceu no último dia 30 de agosto, com saída da Frente da Escola João Borges de Castro às 13 horas, tendo ainda acompanhando a jornada, os professores Maria Elília, Lúcia Marcolino, Rúbia, a supervisora Solange Campos, o técnico Antônio Cézar da Costa e o historiador Cláudio Scarparo.

Chegando na sede do assentamento os alunos ouviram relatos dos moradores de como era a vida na localidade, que hoje é um bem cultural do município. Segundo os moradores, no local, haviam mais moradores que no próprio Distrito de Flor de Minas. Ali passavam carros que iam para Santa Vitória e muitos paravam para dormir na pensão, que existia ali.

Também ouviram palestras sobre proteção e preservação do Patrimônio Cultural com a diretora do Departamento de Educação e Cultura Olésia Martins, com os técnicos Antônio Cézar e Cláudio Scarparo, além das boas vindas dadas pela presidente do Assentamento Keila. Para os técnicos, foi um momento muito produtivo com ótima participação dos alunos, que fizeram muitas perguntas e puderam assim, entender mais sobre a importância de preservar a história local.

O tema da Jornada este ano é “Outros Olhares Sobre o Patrimônio”. Com esta perspectiva os alunos então observaram o local, se divertindo nas belas águas da cachoeira. Também visitaram o cruzeiro colocado próximo à cachoeira e os casarões do entorno.

O evento teve o apoio do prefeito Wendel Luciano, da diretora do Departamento Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Olésia Martins, da diretora da Escola Municipal João Borges de Castro, Micheli Borges e toda a sua equipe, além do chefe de Transportes Adilson Quintino.

As atividades foram encerradas com um saboroso lanche preparado pela Escola Municipal João Borges de Castro.

Mais de 1,5 mil pessoas recebem o deputado Jair Bolsonaro em MG

Presos são indiciados em Santa Vitória após estuprarem colega de cela