Hasteamento de bandeiras na Praça João Moreira de Souza / foto: Paulo Braga

CAPINÓPOLIS, MINAS GERAIS – Há 195 anos, o príncipe Pedro I desembainhou sua espada afirmando que “Para o meu sangue, minha honra, meu Deus, eu juro dar ao Brasil a liberdade” e gritou: “Independência ou morte”.

O 195º ano da Independência do Brasil foi comemorado por autoridades, estudantes e cidadãos na manhã deste 7 de Setembro de 2017 em Capinópolis – o evento ocorreu na Praça João Moreira de Souza.

Ao som do Hino Nacional Brasileiro, orquestrado pela Banda de Música Santa Cecília, as bandeiras do Brasil, Minas Gerais e de Capinópolis foram hasteadas – o prefeito Cleidimar Zanotto, o vice-prefeito Jaisson Sílvio, o Sargento PM Jailson, o chefe Reginaldo – do Grupo de Escoteiros Antônio Mendes, a Superintende regional de ensino – Maria José de Paula, e o vereador Daniel França.

Os alunos das escolas municipais compareceram e realizaram apresentações com temas relacionados ao Brasil.

Em seu pronunciamento oficial, o prefeito Cleidimar Zanotto salientou a importância da Independência do Brasil. “Sete de Setembro é um momento de reflexão, momento de revermos nossos atos, nossas ações e de ver o que aconteceu no Brasil (…) Capinópolis precisa ser independente e isso só vai acontecer se todos nós trabalharmos com objetivo de conseguir as coisas, de lutar por nossos interesses e por nossos ideais, seja em casa ou no trabalho, só não podemos ficar de braços cruzados esperando que as coisas aconteçam “, disse o prefeito.

Parte dos vereadores da Câmara Municipal de Capinópolis estiveram presente.

A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL EM 1822 

Após o príncipe Pedro I receber a notícia de que as Cortes Portuguesas tinham anulado todos os atos do gabinete de José Bonifácio, então ministro do reino, removendo o restante de poder que ele ainda detinha, a Independência da República ocorreu às margens do Rio Ipiranga em São Paulo.

Veja alguns momentos registrados pelo Tudo Em Dia.

 


1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA