Nesta sexta-feira (22/9), às 17h02, tem início a primavera, estação caracterizada, principalmente, pelas pancadas de chuvas que ocorrem nos fins de tarde e início das noites. Com a chegada do período, que marca a transição entre as estações seca e chuvosa do ano, a Cemig informa a previsão do tempo para as regiões de Minas Gerais. A primavera se encerra em 21 de dezembro, às 13h28, já no horário de verão, caso o Presidente Michel Temer o institua.

Segundo Arthur Chaves de Paiva Neto, meteorologista da Cemig, a estação terá, inicialmente, a neutralidade do Oceano Pacífico. Em outubro, a previsão é de temperaturas acima da média nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Oeste, Triângulo, Noroeste e Norte de Minas, mantendo-se próximo à média nas demais regiões. A partir de novembro, no entanto, o fenômeno La Niña, que se forma no Pacífico, poderá provocar uma ligeira queda nas temperaturas em todo o estado, quando comparada à média histórica, com exceção da região Central.

Além disso, haverá o aumento gradativo dos níveis de umidade relativa do ar, o que, em consonância com o aumento das temperaturas após a passagem do inverno, provoca as chuvas características da estação. Contudo, Arthur Chaves destaca que as chuvas significativas só terão início a partir da segunda semana de outubro, enquanto as frentes frias que incidirão sobre o estado serão responsáveis mais pela ocorrência de rajadas de vento de intensidade moderada a forte e menos pelo volume de chuva.

 Chuvas

CCAA Capinópolis

Em outubro, as chuvas devem passar da média apenas nas regiões Sul de Minas e Mata, enquanto que ficarão próximo da média no Leste e região Central. Nas demais regiões, as chuvas previstas devem ficar abaixo da média.

Já em novembro, as chuvas ocorrem com maior frequência e volume em todo o estado, com exceção da região Central. Dezembro terá um panorama semelhante ao mês anterior, mas com um volume de chuvas maior e, possivelmente, acima da média, devido à ocorrência de episódios de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

 

TEMPERATURAS PREVISTAS PARA A PRIMAVERA (°C)

Região

Mínimas

Máximas

Média

NOROESTE 17 29 23,0
NORTE DE MINAS 19 30 24,1
JEQUITINHONHA E MUCURI 20 30 25,4
LESTE 19 29 23,9
OESTE 16 26 21,2
REGIÃO CENTRAL 18 28 22,8
SUL DE MINAS 15 27 20,9
MATA 15 24 19,6
TRIÂNGULO 18 30 24,1

Fonte: Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui