A última quarta-feira de setembro foi de muitas informações para as futuras mamães de Capinópolis, que tiveram a sua reunião mensal, onde o tema discutido foi acidentes com os bebês.

A palestrante, Dra. Camila Rodrigues Souza, resumiu sua palestra.

“Falamos com as gestantes sobre alguns acidentes com os recém-nascidos, lembrando que nos primeiros dias de vida os acidentes mais frequentes são os engasgos mesmo, provenientes da amamentação, do refluxo do leite, aí eu apresentei uma técnica simples de tentar remediar algum engasgo, que por ventura possa acontecer, mas sempre lembrando que o mais importante é a correta técnica da amamentação, lembrei de como proceder, de sempre procurar o atendimento médico, a orientação dos postos de saúde, o auxílio. Falei dos acidentes mais frequentes, conforme a idade vai avançando, dos acidentes mais frequentes com os bebês quando começam a engatinhar, dos cuidados com a rede elétrica, dos acidentes com afogamento, com as quedas, falei também dos cuidados com a colocação dos bebês para dormir, para tentar evitar a síndrome da morte súbita dos recém-nascidos, a correta colocação no berço é muito importante para isso. Falei também dos cuidados com o coto umbilical, que é uma dúvida muito frequente das gestantes da melhor idade, do que colocar e o que não colocar, falei da correta assepsia, de evitar a colocação de borra de café, fumo de cigarro, que a utilização do álcool 70 é a melhor opção, evitar a colocação de faixas, de roupas que apertem, e basicamente foram os cuidados iniciais com o recém-nascido”.

A enfermeira do PSF São João, Paula Barros, destacou que seu PSF se preparou com esmero para a reunião.

“Hoje, preparamos com muito carinho a reunião de gestantes e convidamos a doutora Camila Rodrigues, para ministrar o tema: Os primeiros cuidados com o recém-nascido em relação aos acidentes e as dúvidas mais frequentes que a mãe tem quanto ao que deverá fazer no caso da sua criancinha vir a passar mal, por exemplo, quando ingerir algum produto químico, sendo que era um grande pedido das gestantes, o esclarecimento dessas dúvidas, e com todo o carinho a médica veio e está esclarecendo para elas. Teve uma mudança de local, nós não estávamos no Catru, mas fizemos uma votação hoje e achávamos também que elas iriam preferir o Salão de Eventos ‘João Felippe’, mas não, a maioria delas está preferindo o Catru mesmo, onde tradicionalmente são feitas as reuniões”.

Após a reunião ser realizada desde janeiro no Espaço Educacional ‘João Felippe’ a reunião de setembro voltou a ser realizada no Catru, devido ao grande uso daquele prédio que está ocorrendo na Secretaria de Educação nesse período, porém, Paula Barros afirmou que foi realizada uma pesquisa junto às gestantes e a maioria esmagadora preferiu que as reuniões fossem realizadas sempre no Catru.

Os destaques da reunião foram o sorteio de brindes, a distribuição de lembrancinhas para as futuras mamães e um delicioso café.

“A gente fica muito feliz ao ver um trabalho bem feito, as pessoas felizes, tanto as que são atendidas, quanto a equipe”, destacou o coordenador de PSFs, Celismar Vieira.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here