ATUALIZAÇÃO: 05/10/17 – 16h17m – Inclusão de lista de vítimas que estão internadas

ATUALIZAÇÃO: 05/10/17 – 16h21m – Inclusão de informação que confirma a morte do vigia Damião Soares dos Santos, que ateou fogo à creche e matou outras cinco pessoas.

ATUALIZAÇÃO: 05/10/17 – 19h10m – Ao contrário do que foi informado pelo Corpo de Bombeiros, a professora Heley de Abreu Silva Batista não morreu. De acordo com a diretora do Hospital Regional de Janaúba, Lílian Gonçalves, a educadora está internada em estado grave, com o corpo completamente queimado.

Continua após a publicidade

ATUALIZAÇÃO: 05/10/17 – 20h10m – Mais duas crianças vieram a óbito

ATUALIZAÇÃO: 05/10/17 – 22h50m – Professora Heley de Abrel Silva Batista não resiste às queimaduras e morre.

As forças de segurança pública de Minas Gerais se mobilizaram na manhã desta quinta-feira por conta de uma tragédia em Janaúba, no Norte de Minas. Informações da Polícia Militar dão conta de que um vigia de uma creche municipal da cidade colocou fogo em várias crianças que estavam na unidade e há quatro crianças mortas no local. Corpo de Bombeiros confirmou a morte de quatro crianças logo após o acidente.

O Corpo de Bombeiros confirmou mais três mortes por causa do ataque à creche em Janaúba, no Norte de Minas, na manhã desta quinta (5). As vítimas são R.N., de 4 anos, que estava com 90% do corpo queimado; C.D., também de 4 anos, que tinha queimaduras em 80% do corpo, além da professora Heley Abreu Batista, de 43 anos, que chegou a ser dada como morta mais cedo, quando teve duas paradas cardiorespiratórias e precisou ser reanimada.

professora Heley de Abreu Silva Batista tinha 43 anos

As duas corporações divulgaram que, além dos sete mortos, há outros 22 feridos, dois quais nove em estado grave. Segundo o tenente-coronel João Aparecido do Nascimento, comandante do 51º Batalhão da PM, a situação gerou uma grande comoção na cidade.

Confirmada a morte do vigia Damião Soares dos Santos, 50, que era funcionário efetivo da prefeitura desde 2008. Ele estava há três meses de férias e voltou nesta quinta. O vigia chegou a ser socorrido, após ter uma grande parte do corpo queimada, mas não resistiu e morreu.

Vigia que colocou fogo em creche – foto atual

Em virtude da gravidade do caso, foi montado um Sistema de Comando em Operações (SCO) no local, estrutura adotada para controlar os trabalhos de resposta a situações críticas. O coronel que comanda a 11ª Região de Polícia Militar acionou o comando-geral da PM pedindo apoio de aeronaves.

“Já existe avião do governo do Estado saindo de BH para Janaúba com retorno previsto para BH até o hospital João XXIII, o qual é referência em tratamento de queimaduras no Estado”, diz a nota da PM. O major Anderson Passos, do Corpo de Bombeiros, informou que o João XXIII é o hospital mineiro de referência para atendimento a queimados, mas que o atendimento depende da avaliação individual de cada caso, por isso também há a possibilidade de enviar feridos para Montes Claros.

VEJA O MOMENTO DE DESESPERO EM FRENTE  A CRECHE

O crime aconteceu no Centro Municipal de Educação Infantil Gente Inocente, que fica no Bairro Rio Novo. Equipes de atendimento de saúde de cidades como Jaíba, Porteirinha, Mato Verde, Capitão Enéas e Montes Claros foram designadas para o local. Foi feito um chamado para apoio de médicos da região.

Em visita a Belém nesta quinta, o presidente Michel Temer (PMDB) disse lamentar as mortes registradas na cidade mineira.

“Lamento imensamente essa tragédia das crianças em Janaúba, Minas Gerais, eu que sou pai, naturalmente muitos dos senhores e das senhores também o são. Deve ser uma perda dolorosa. Quero expressar minha solidariedade às famílias, lamentar esse acontecimento”.

Temer ainda disse que espera que essas coisas não se repitam no Brasil. “O mundo está muito convulsionado. Muitas e muitas vezes ocorrem lamentáveis acontecimentos e nós temos que repudiar com nossa consciência e nossa ação”.

O governador Fernando Pimentel (PT) está a caminho de Janaúba. Ele estava cumprindo uma agenda em Aimorés e assim que soube do fato ele solicitou mobilização intensa das forças de segurança e saúde do estado. Ele deve chegar ao município no início da tarde, segundo a assessoria de imprensa do governo de Minas.

A Polícia Civil de Minas Gerais informa que abriu um inquérito para apurar o caso. Agentes estão na casa do suspeito e de seus familiares para levantar informações que possam ajudar a elucidar as causas do crime.

A perícia na creche já foi realizada e necropsia nos corpos das quatro crianças mortas está em andamento.

Confira a lista completa de pacientes internados no Hospital Regional de Janaúba 

Sala vermelha
Maisa Barbosa dos Santos
Damião Lopes
Luana (criança)

Sala Laranja
Valéria Aparecida
Valquiria

Sala Amarela
Givaldo
Geraldo

Wiclefesson Lopes

 

CTI
Geni Oliveira
Marlei Simone
Jéssica Morgana

Clínica H
Maria Vilma

Sutura
Artur Gabriel
Josimar

Confira a lista completa de pacientes internados no Hospital Fundajan

Cecília Davina Gonçalves Dias
Flávia Naiara Dias
Gabriel Carvalho de Oliveira
Jasmim Estafani Nunes Santos
Iasmim Medeiros Sabino
Maisa Gabriela de Jesus Santos
Marcos Vinícius Santos
Nicolas Eduardo Freitas Borges
Patric Samuel Lourenço de Souza
Raíssa da Silva Caetano de Jesus
Renan Nicolas dos Santos Silva
Ruan Emanuel Dias Barbosa
Talita Vitória Bispo
Tiago Felipe Medeiros Santos
Ycaro Rafael da Silva Soares
Rejane Medeiros Dias
Elica Naira Soares Dias
Carmelita Maria Santos Fonseca
Kacia Jesus Medeiros
Wilza Maria de Jesus
Silvani Maria de Souza
Vilma dos Santos Borges e Freitas
Patrícia Pereira de Souza Silva
Fernanda Ferreira da Silva

Jucimara Silva Souza
Daiane Cristina Dias Cunha Barbosa
Daniela de Oliveira Barros
Letícia Medeiros Soares
Elisângela de Jesus Correa

Via EM – Com: Guilherme Paranaíba / Sinon Nascimento / Cristiane Silva / Luiz Ribeiro


Comments are closed.