Os estudantes do quinto ano do ensino fundamental das escolas municipais ‘Aurelisa Alcântara de Souza’, ‘Higino Guerra’ e Presidente ‘Tancredo Neves’ foram avaliados na terça-feira, dia 24, pela equipe de aplicadores da Superintendência de Ensino, através da Prova Brasil, envolvendo questões de língua portuguesa e matemática.

 A Prova Brasil está sendo aplicada para 6.569.728 alunos, de 73.684 escolas, localizadas em 5.570 municípios brasileiros. São questões de língua portuguesa e matemática com o objetivo de avaliar a educação básica. A aplicação dura um dia e todas as instituições estão previamente agendadas.

A Prova Brasil é uma avaliação realizada de dois em dois anos pelo Ministério da Educação (MEC) para medir os conhecimentos de Matemática e Língua Portuguesa dos alunos de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. Essa, por sua vez, não engloba todo o currículo escolar, e sim as habilidades e competências que precisam ser aferidas. Cada uma delas é sintetizada por um descritor. Entretanto, o principal objetivo dessa avaliação é concorrer para a melhoria da qualidade do ensino.

Continua após a publicidade

Serão avaliadas as escolas públicas com dez ou mais alunos matriculados em turmas regulares do 5º e 9º anos do ensino fundamental, e da 3ª ou 4ª série do ensino médio. Os instrumentos também serão aplicados para os alunos da 3ª ou 4ª série do ensino médio de escolas particulares que aderiram ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017.

Através da Prova Brasil é determinado o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de cada escola, na cidade, estado e do País.

“Em Capinópolis nós temos a alegria de termos bons números de nosso IDEB demonstrando que estamos no caminho certo, tendo em vista que já atingimos o IDEB que deveríamos chegar em 2020”, disse a Secretária de Educação e Cultura, Iracilda Duarte.


Comments are closed.