Início Notí­cias Capinópolis Homenagem a Ronaldo Adriano vira espetáculo artístico em Capinópolis

Homenagem a Ronaldo Adriano vira espetáculo artístico em Capinópolis

Fãs e amigos estiveram na Câmara Municipal de Capinópolis na noite da última sexta-feira (27) para prestigiar um dos maiores artistas populares do Brasil. A homenagem acabou se tornando um grande show. Ronaldo Adriano foi agraciado com o Título De Mérito "Jerônimo Maximiano da Silva"

Publicada em:

CAPINÓPOLIS, MINAS GERAIS – Um dos maiores cantores e compositores do Brasil foi homenageado na Câmara Municipal de Capinópolis na última sexta-feira (27) de outubro. Ronaldo Adriano, compositor de grandes sucessos nacionais e internacionais foi recebido por fãs e amigos, que o aplaudiram de pé. A Banda de Música Santa Cecília recebeu o cantor com muita música.

A homenagem ao filho ilustre da cidade Celeiro de Minas é um reconhecimento público do povo de Capinópolis. A indicação foi protocolada pelo vereador João Makhoul (Joãozinho) e a homenagem foi promulgada pelo presidente Ivo Américo (Ivo da farmácia) em maio de 2017. Ouça a entrevista com o vereador João Makhoul:

Continua após a publicidade

A mestre de cerimônia foi Queli Franco, gestora da pasta da cultura em Capinópolis. Um rico currículo e o histórico do homenageado foi lido.

O cantor e compositor foi tomado pela emoção em vários momentos do evento.

VEJA FOTOS DO EVENTO (a matéria continua logo em seguida)

O Lions Club de Capinópolis também homenageou Ronaldo Adriano com uma placa entregue pelos representantes da entidade, Heliciano Vilarinho e Jamel Eddine.

O que era para ser apenas uma entrega de Título de Mérito, acabou se tornando um grande espetáculo artístico. Duplas sertanejas como Alexandre Viola & Cláudio e o Trio Silvaneto, Matarazzo e Ilsinho se apresentaram e cantaram grandes sucessos do compositor e teve até música inédita, interpretada pela dupla Valdomiro e Alladin em homenagem ao escritor de mais de 800 canções.

O advogado Janeir Parreira Reis de Lima, uma enciclopédia viva, conhece grande parte da história de Capinópolis e é amigo pessoal de Ronaldo Adriano. Janeir relembrou uma passagem história, onde Sr. Jacoub, um empresário proprietário de uma padaria, teria chutado o caixote de engraxate do pequeno Alberito Leocádio, o “Letinho”, que ainda nem pensavam em adotar o nome artístico de Ronaldo Adriano.

“Olha que surpresa! Hoje estou sendo homenageado por indicação do vereador Joãozinho, que é neto do Jacoub”, disse Ronaldo Adriano surpreso.

Ouça a entrevista com o prefeito Cleidimar Zanotto sobre a homenagem a Ronaldo Adriano:

Sempre muito simpático, Ronaldo Adriano cantou grandes sucessos e os fãs não perderam a oportunidade de pedir suas preferidas.

Várias autoridades locais estiveram presente. Emocionado, o vereador João Makhoul (Joãozinho) disse que foi uma honra homenagear um filho  ilustre de Capinópolis. “Começamos a organizar esta homenagem há algum tempo e fico honrado em ser o instrumento utilizado para homenagear um filho tão ilustre de Capinópolis que por onde passa, faz questão de falar que é de Capinópolis”, disse o vereador na Tribuna da Câmara.

O prefeito de Capinópolis, Cleidimar Zanotto, ressaltou os feitos do agraciado. “São mais de dezesseis países que conhecem o trabalho de Ronaldo Adriano. Temos de incentivar nossas crianças a participar do conservatório municipal, quem sabe, podemos salvar crianças do crime por meio da música”, disse o prefeito.

Em uma entrevista ao Tudo Em Dia e ao Correio da Região, Ronaldo Adriano falou sobre a emoção de receber o Título de Mérito em sua cidade natal. Assista entrevista completa:

HISTÓRIA DE RONALDO ADRIANO

Alberito Leocádio Caeteno, o Ronaldo Adriano, nasceu no dia 06 de setembro de 1946 na cidade mineira de Capinópolis, no Pontal do Triângulo Mineiro. Ainda criança, recebeu as primeiras orientações musicais da mãe, dona Ana. Não tardou a iniciar seus caminho de compositor, escrevendo suas primeiras estrofes.

De origem pobre, foi engraxate no Centro de Capinópolis, próximo ao antigo cinema da cidade – tinha o apelido do “Letinho”.

Seus versos se tornaram grandes sucessos nacionais e internacionais.

Em 1959, ainda adolescente, mudou-se para Goiânia, depois para São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte – atualmente, reside em Uberlândia (MG).

Na escola do circo, teve como professores: Silveira, Barrinha e Nhozinho e os humorista Nhá Barbina e Chico fumaça. Teve projeção nacional por meio do seu padrinho, o ‘Velho Guerreiro’ Chacrinha, pela extinta Tv Tupi.

Além de um compositor renomado e de grande sucesso, Ronaldo Adriano é cantor e tem 27 discos gravados, dois quais, oito foram premiados com disco de ouro. No CD “Forronejão” reúne sucessos com participações especiais de amigos como Gino & Geno, Os parada Dura, Rick, Muniz Teixeira e Joãozinho.

“Você é doida demais, E você é doida demais, Doida! muito doida! Você é doida demais!”. Quem não conhece este sucesso eternizado na abertura do seriado “Os Normais” da Tv Globo? Este foi o primeiro sucesso composto por Ronaldo Adriano em parceria com Lindomar Castilho, que também fez parte da trilha sonora do filme “Carandiru”.

São centenas de músicas compostas de regravadas por grandes nomes da música popular, como: Tião Carreiro e Pardinho, Tonico e Tinoco, Cascatinha e Inhana, Trio Parada Dura, Barrerito (solo), Gilberto e Gilmar, Roberto e Meirinho, Peão Carreiro e Praense, Milionário e José Rico, Reginaldo Rossi, Sérgio Reis, Teodoro e Sampaio, Lindomar Castilho, Valdick Soriano, As Galvão, Leandro e Leonardo, Leonardo (solo), Chico Rey e Paraná, Frank Aguiar, Cézar e Paulinho, Duduca e Dalvan, Matogrosso e Mathias, As Mineirinhas, Belmonte e Amaraí, Chitãozinho e Xororó, Rick e Renner, João Paulo e Daniel, Daniel (solo), Guilherme e Santiago, Edson e Hudson, César Menotti e Fabiano, Chrystian e Ralf entre outros.

Em 2005 Ronaldo Adriano compôs mais um grande sucesso popular que ficou conhecido nacionalmente nas vozes de Cézar e Paulinho – “Se tivé Muié Nóis vai”, trilha sonora da novela “América”, da Tv Globo. Outra novela que ganhou trilha sonora composta por Ronaldo Adriano foi “Bicho do Mato”, da Tv Record – a música “Vou pra casa da vizinha” foi um grande sucesso do folhetim.

Com Sandra Cristina Peripato / Juliane de Oliveira Silva / Gilberto Alves da Silva / Tudo em Dia

 

TRIO PARADA DURA E EDUARDO COSTA CANTAM ‘O ULTIMO ADEUS’ E AGRADECEM A RONALDO ADRIANO