MINAS GERAIS – Representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e da classe de produtores rurais, estiveram em Brasília (DF) na última quarta-feira (4), em busca de recursos para aquisição de caminhões pipa para abastecimento de água e combate a incêndios.

Um elevado índice de queimadas vem ocorrendo na região de Capinópolis, que faz divisa com os municípios de Ipiaçu, Canápolis e Cachoeira Dourada. Os incêndios causam destruição e prejuízos, principalmente, aos produtores rurais.

Vários deputados de diferentes siglas receberam a comitiva composta pelo prefeito de Capinópolis, Cleidimar Zanotto; Presidente da Câmara de Cachoeira Dourada, Núbia Luciana de Araújo; Presidente da Câmara de Capinópolis, Ivo Américo, prefeito de Ipiaçu, Leandro Luiz e pelos representantes dos produtos rurais Wesley Barbosa e Paulo Henrique Fontoura, ambos do Sindicato dos Produtores Rurais de Capinópolis.

“Discutimos a destinação de caminhões-pipa que possam ser equipados com dispositivo de combate a incêndio, para serem utilizados no transporte de água para a população nos momentos de seca, mas também para possíveis ocorrências que venham a ser registradas na roça e pastagem dos animais devido à estiagem. Importante medida para o fortalecimento da agricultura familiar com a permanência das famílias no campo com condições de renda e de desenvolverem suas atividades”, disse o prefeito Cleidimar Zanotto à reportagem do Tudo Em Dia.

 “Viemos em uma comitiva conversar com os deputados que tem votos na região para pedirmos caminhões pipas para Ipiaçu, Capinópolis, Cachoeira dourada e Canápolis para a região ficar mais segura quando acontecer algum incêndio grande. Essa foi uma iniciativa do presidente do sindicato dos produtores rurais de Capinópolis que através de uma reunião iniciada por ele com produtores rurais da região, policia do meio ambiente, corpo de bombeiros de Ituiutaba e vários vereadores e autoridades da nossa região. Capinópolis está organizando para que seja implantado uma brigada de incêndio no município mas tivemos a ideia de conseguirmos esses caminhões para nos ajudar pois o problema de um é o problema de todos. Os deputados que procuramos foram todos favoráveis à proposta e se comprometeram a nós contemplar cada município com um caminhão pipa”, disse o prefeito de Ipiaçu, Leandro Luiz.

A comitiva mineira foi recebida pelos deputados Federais Marcos Montes, Caio Nárcio, Aelton Freitas e Tenente Lúcio.

Muitos incêndios – alguns criminosos – foram registrados recentemente na região e motivaram as discussões para  criação da brigada de incêndio.

Em setembro o Comandante dos Bombeiros de Ituiutaba, Sargento Luiz Donizete, destacou em uma reunião realizada em Capinópolis, que o número de bombeiros é muito pequeno e que sob sua jurisdição está uma região que vai desde o município de Prata-MG até o Pontal do Triângulo, que humanamente é impossível dar a assistência que seria necessária, citando que naquele dia foram cinco chamadas de incêndios rurais, mas que só conseguiram apoiar em duas, que nas demais chamou o pessoal das usinas, inclusive, que o caminhão que têm é preparado para combater incêndios na cidade, que ele não pode circular nas estradas vicinais, pois são baixos e assim, utilizam um veículo menor sendo, portanto, muito importante a participação desses caminhões pipa que as cidades têm.

Em agosto de 2016, um incêndio atingiu a unidade da usina Vale do Paranaíba durante a madrugada do dia 14. O incêndio pode ter sido causado criminosamente. Uma unidade dos bombeiros veio de Ituiutaba para combater as chamas – a prefeitura de Capinópolis e um caminhão pipa de uma outra usina sucroalcooleira auxiliaram no combate ao fogo.

A usina faz parte da “massa falida” do grupo JL e está inoperante – A unidade fica instalada na MGT-226, entre Capinópolis e Ipiaçu.

Foto: Arquivo Tudo Em Dia

Em agosto deste ano, um grande incêndio atingiu três carretas carregadas de sorgo que estavam estacionadas no pátio – uma borracharia de propriedade do Posto Total também foi atingida. Vários caminhões pipa  deram suporte para conter as chamas, mas os veículos e a carga de sorgo foram completamente destruídos. Apesar da gravidade do incêndio, ninguém ficou ferido.

Veja o vídeo feito pelo Tudo Em Dia 


DEIXE UMA RESPOSTA