CAPINÓPOLIS, MINAS GERAIS – O mês de Outubro teve início com muita animação e saúde em Capinópolis. A carreta do Hospital do Câncer de Barretos (SP) chegou à Capinópolis nesta terça-feira (3) para realização de exames de próstata (PSA), exames de colo de útero e exame de pele.

As equipes da Secretaria de Saúde e da Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Capinópolis (AVCCC) realizaram um animado encontro com os integrantes da ‘Academia da Saúde’ na Praça João Moreira de Souza na última segunda (2). Logo em seguida, a ‘Caminhada Rosa’ também foi realizada com paradas estratégicas durante o trajeto, chamando a atenção para a importância das mulheres se prevenirem contra o câncer, fazendo os exames preventivos. Na esquina da Rua 102, com Av. 101, houve bela coreografia, culminando com o estouro de balões abraçando o canteiro central da rua.

Um dos exames mais procurados é o ‘Papanicolau’, que identifica lesões pré-cancerosas. Segundo a presidente da AVCCC, Ednamar Lemes, pessoas com histórico de câncer na família, devem realizar o exame regularmente. “É necessário fazer esse exame periodicamente se tiver caso na família, caso contrário, fazê-lo de acordo com a recomendação do seu médico”, disse a presidente, que completou salientando os perigos da doença. “O câncer de colo de útero é uma doença que evolui lentamente por isso é difícil ser percebido e infelizmente é o quarto tipo da doença que mais mata as mulheres”, pontou Ednamar.

O vírus HPV é um dos responsáveis pela infecção que pode originar o câncer de colo de útero. As regiões norte e nordeste do Brasil tem um elevado índice de câncer de colo de útero, mesmo o exame ‘papanicolau’ sendo disponibilizado na rede pública.

O Lions Club de Capinópolis também apoia a iniciativa. Residentes do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) também estão envolvidos nas atividades.

O prefeito Cleidimar Zanotto acompanhou a chegada da Carreta do Hospital do Câncer de Barretos e também o início das atividades.

A secretária de saúde do Município de Capinópolis, Sandra Barbosa, agradeceu pelo empenho da equipe e dos parceiros envolvidos. “Nosso Outubro Rosa recebendo a Carreta do Hospital do Câncer de Barretos. Parabéns à toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde pelo excelente trabalho, em especial a equipe do PSF Osvaldo Prado por todo empenho nesta ação. Agradecer aos nossos parceiros Lions Clube e AVCC de Capinópolis pelo apoio incondicional”, disse a Sandra Barbosa, que vem transformando a realidade da saúde pública em Capinópolis.


DEIXE UMA RESPOSTA