Início Notí­cias Capinópolis Milhares de pessoas foram ao ‘Cemitério da Saudade’ em Capinópolis neste ‘Dia...

Milhares de pessoas foram ao ‘Cemitério da Saudade’ em Capinópolis neste ‘Dia de Finados’

Publicada em:

CAPINÓPOLIS, MINAS GERAIS – O Cemitério da Saudade em Capinópolis recebeu milhares de visitantes neste Dia de Finados. Um dia para relembrar entes queridos que já partiram, mas deixaram muita saudade.

Fé, religiosidade, prevenção, cuidados com a saúde e até comércio. No lado externo do cemitério, a venda de flores coloriu e movimentou a economia de pequenos comerciantes, como dona Joana Darc, que afirmou que a venda é uma forma de aumentar a renda. “A gente comercializa é para defender o pão. Também vou dar os parabéns para nosso prefeito Cleidimar e ao vice dele. O cemitério está impecável, a limpeza está perfeita, eles estão de parabéns”.

Joana Darc – comerciante | foto: Paulo Braga/Tudo Em Dia
Continua após a publicidade

Segundo dona Iracema Lopes da Silva, que veio de Canápolis (MG) para comercializar flores artificiais, este já é o terceiro ano que ela participa do evento e comemora o resultado das vendas. “É o terceiro ano que eu participo do evento aqui no cemitério. Acho linda a organização e fomos muito bem recebidos aqui e este ano está sendo uma venda fabulosa”, disse.

A prefeitura de Capinópolis disponibilizou transporte gratuito a toda a população. Uma tenda da secretaria de Saúde foi montada para aferição de pressão arterial, testes de glicemia e suporte aos visitantes.

Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (Sucam) desenvolveu um trabalho de prevenção. Segundo a educadora em saúde, Marilane Vilela, o objetivo principal no evento é a prevenção. “Hoje, estamos trabalhando com a prevenção, por que, todo mundo sabe, a prevenção é o melhor remédio. A gente a população que tenha os devidos cuidados, principalmente nesta época de chuva, que é um período crítico.”, disse Marilane.

A Educadora em Saúde, Marilane Vilela, orienta as pequenas Ananda e Maria Thereza na prevenção ao mosquito transmissor da dengue | Foto: Paulo Braga/TUDO EM DIA

O tráfego de veículos no local foi intenso e voluntários auxiliaram para manter o fluxo e orientaram sobre vagas de estacionamento. Segundo Edilson Alves da Silva, foi um prazer trabalhar como voluntário. “É um prazer enorme trabalhar como voluntário para atender bem o povo e as pessoas queridas que vem de outras cidades”, disse Edilson.

Os vereadores Gilvan Gama e Suely Priscinoti foram até o local. “Em nome do Legislativo, em nome dos meus parceiros, quero deixar um abraço a todos os visitantes”, disse a vereadora Suely.

Uma nova área para ampliação do Cemitério da Saudade está sendo adquirida e o projeto será votado na Câmara Municipal de Capinópolis. Segundo o vereador Gilvan Gama, a ampliação do cemitério tem urgência. “A ampliação do ‘Cemitério da Saudade’ é uma necessidade urgente, para não dizer, premente. Se nós ficarmos mais dois meses ou três sem adquirir um terreno aqui, teremos dificuldades para sepultar nossos entes queridos. Eu entendo que a gente não vai ter dificuldade de abraçar este projeto, haja visto que a maioria dos vereadores na Câmara tem a certeza desta necessidade.”, disse o vereador que é o líder do prefeito no Legislativo.

De acordo com o vice-prefeito Jaisson Silvio Souza, o cemitério já está no limite. “Essa era uma demanda do nosso Município e já estamos no limite da  capacidade do nosso cemitério. Nós temos hoje, uma área de dezesseis mil metros quadrados e estamos em negociação (…) é uma área de vinte mil metros quadrados que vai, mais que dobrar, a capacidade do cemitério. “, disse o vice-prefeito.

Cemitério da Saudade em Capinópolis / 2017 – foto: Gabriel Maximiano

A área de lavoura, que fica ao lado do cemitério, será negociada por meio de permuta (troca) de terremos do Município de Capinópolis que estão localizados no bairro Recanto Das Acácias e uma contrapartida financeira no valor de R$ 100 Mil. Este foi um dos primeiros desafios do prefeito Cleidimar Zanotto ao assumir a prefeitura de Capinópolis em 2017. “Desde o início do ano, essa era uma das nossas preocupações de estarmos correndo atrás de uma nova estrutura para poder dar condições. Já negociamos com a família do sr. Celso Severino e negociamos verbalmente o que poderia ser feito, por que, anteriormente, não havia esta negociação e já encaminhamos para a Câmara o projeto para dar legalidade a esta negociação, já que não podemos fazer por decreto, devendo passar pela Câmara e envolvendo os vereadores para que possamos adquirir esta área”, pontuou o prefeito Cleidimar Zanotto.

Prefeito de Capinópolis, Cleidimar Zanotto, durante entrevista ao Tudo Em Dia | Foto: Paulo Braga/TUDO EM DIA

A prefeitura tentou negociar a área apenas por meio de permuta, para não ter de pagar a contrapartida de R$100 Mil, mas o terceiro terreno é uma área verde e não pode ser permutada, de acordo com a assessoria jurídica do Município.

A estrutura que foi montada aqui hoje, para recepcionar toda a população e o pessoal que está fora e que vem visitar seus entes queridos, nós programamos, conversamos para que houvesse toda a atenção necessária, instalando barracas, fizéssemos a limpeza do cemitério para ter uma melhor receptividade”, finalizou o prefeito Cleidimar Zanotto.

Missa Realizada no ‘Cemitério da Saudade’ | Foto: Paulo Braga/TUDO EM DIA

Comments are closed.