03/11 na História – Vargas toma o poder após golpe de estado

em 3 de novembro de 2017 1:30:10 PM
0

Imagem: By Governo do Brasil (Galeria de Presidentes) [Public domain, Public domain or Public domain], VIA WIKIMEDIA COMMONS

Às 15h do dia 3 de novembro de 1930, Getúlio Vargas assumia o comando da Junta Militar Provisória, no Palácio do Catete, no Rio da Janeiro. Era a subida de Getúlio à presidência e também o término da República Velha – conhecida pela sua política café com leite (em que havia uma alternância de poder entre São Paulo e Minas Gerais. Durante o discurso de posse de Getúlio Vargas, no centro da cidade do Rio de Janeiro, os soldados gaúchos cumpriam a promessa de amarrar os cavalos no obelisco da Avenida Central, atual Avenida Rio Branco, marcando simbolicamente o triunfo da Revolução de 1930. Getúlio Vargas ficaria no poder ao longo de 15 anos, até 1945. Depois, de 1951 até 1954, seria eleito democraticamente, permanecendo na presidência até o dia do seu suicídio, em 24 de agosto.

O golpe de estado que iria culminar na tomada do poder de Getúlio Vargas foi desencadeado no dia 3 de outubro, exatamente às 17h25min, quando o político Osvaldo Aranha telegrafou o militar e político Juarez Távora, comunicando início da Revolução. O movimento se alastrou rapidamente pelo país, e oito governos estaduais no Nordeste foram depostos pelos tenentes em um golpe de estado. Até a chegada triunfal dos revolucionários ao Rio de Janeiro, ocorreram confrontos entre o exército do governo e as forças revolucionárias. Entre 12 e 13 de outubro, houve o Combate de Quatiguá, considerado o maior desta Revolução.


Assista à reportagem sobre a capela construída no meio da mata há 63 anos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite o comentário
Por favor, digite seu nome