Início Notí­cias Capinópolis Nutricionista fala do consumo de Tererê

Nutricionista fala do consumo de Tererê

Publicada em:
reprodução

ATUALIZADO 08/11/17 – 13h46m / correção de informação sobre pressão arterial

A bebida consumida com frequência no Estado de Mato Grosso vem ganhando adeptos em várias regiões quentes do Brasil. O tererê é um chá feito a partir da erma mate e ao contrário do chimarrão, é servido na forma gelada.

Homens e mulheres podem fazer o uso do chá; veja alguns pontos a serem observados:

Continua após a publicidade

ALGUNS BENEFÍCIOS
Com vitaminas do complexo B, a erva-mate participa do aproveitamento do açúcar nos músculos, nervos e atividade cerebral. As vitaminas C e E agem como defesa orgânica e como benefícios sobre os tecidos do organismo sais minerais, juntamente com a cafeína, ajudam o trabalho cardíaco e a circulação do sangue, pois a cafeína atua como vasodilatador.

ALGUNS MALEFÍCIOS

Pode reduzir a absorção de ferro, devendo ser evitada por pessoas com anemia. Pode também aumentar a pressão, devendo ser evitada por hipertensos. O habito de consumo coletivo (em roda), dividindo a mesma guampa e bomba favorece a transmissão de doenças que são contagiosas através da saliva (exemplo: tuberculose, caxumba, sarampo, gripe, herpes, catapora e hepatite).

A nutricionista Raissa Tomaz, profissional residente da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), fala sobre o consumo da bebida.


Comments are closed.