Iracilda Duarte / foto: Arquivo pessoal

A educação infantil é de responsabilidade do município, mas para que as crianças tenham acesso à escola, é importante que os responsáveis façam o cadastramento de crianças de 0 a 5 anos que ainda não estão matriculados, ou seja, estão fora da escola no município.

Segundo Iracilda Duarte somente com este cadastramento a Secretaria Municipal de Educação de Capinópolis terá como se programar para atender à demanda para 2018. O cadastramento é somente para a educação infantil, será feito nos dias 13 a 21 de novembro. Equipes das unidades de educação infantil da Escola M. Branca de Neve e o Centro Municipal de Educação Infantil Waldir Barbosa de Miranda estarão preparadas para receber os responsáveis nas próprias escolas.

É importante ressaltar que este cadastro não garante a vaga da criança na escola, mas ajudará a planejar essas vagas para o ano de 2018, ou seja, os dados a serem levantados pelo cadastro são necessários para direcionar o Plano de Expansão e Plano de Atendimento para esse nível de ensino em conformidade com o Plano Municipal de Educação.

Continua após a publicidade

“Nós temos uma meta a cumprir no Plano Municipal de Educação, e para que a gente possa cumprir essa meta sem prejudicar ninguém, estamos realizando o cadastramento a partir de segunda-feira, nas Escolas Branca de Neve e CEMEI, a creche. Como será feito? Os alunos, de 0 a 02 anos e 11 meses, vão ser cadastrados no CEMEI. Os alunos que completaram 03, 04 e 05 anos, vão ser cadastrados lá na Escola Branca de Neve. Vocês vão levar a certidão de nascimento, a identidade da criança e o comprovante de residência, para preencher o formulário e cadastrar a sua criança. Deixando bem claro que esse cadastro não é matrícula. Tudo o que vamos fazer na nossa vida precisamos ter planejamento e nós não queremos que chegue no começo do ano e não estejamos preparados para receber os filhos de vocês, então vamos planejar para saber a demanda de vaga que vamos ter, porque tudo em Prefeitura tem que licitar. A merenda escolar, por exemplo, se eu licitar para 500 alunos e em fevereiro eu tiver 700, a comida não vai dar para os meses licitados, então nós temos que fazer um planejamento. Além da merenda escolar nós temos o número de funcionários que temos que contratar para atender essas crianças. É um planejamento nosso para dar tranquilidade para os pais”, disse Iracilda, lembrando que o cadastro é somente para as crianças que ainda não estão na escola. A rede municipal de ensino oferece escolarização para crianças de 0 a 3 anos na creche e de 4 a 5 anos, na pré-escola. Desde o início do ano, a Secretaria Municipal de Educação já atende à obrigatoriedade do MEC, de que todas as crianças de 4 e 5 anos estejam na escola.


Comments are closed.