O Palco na Praça, evento promovido pelo Centro Municipal de Assistência Pedagógica e Aperfeiçoamento Permanente de Professores (CEMAP), órgão que responde à Secretaria de Educação da Prefeitura de Ituiutaba, aconteceu na última sexta-feira, 17, na Praça 13 de Maio, e abriu uma série de atividades, previstas para comemorar o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro.

Com apoio da Paróquia São Benedito, Fundação Cultural, Fundação Zumbi, FACIP/UFU, Superintendência de Ensino, Grupo de Estudos da Consciência Negra, a programação do evento contou com diversas apresentações culturais, artísticas, brincadeiras e exposição de trabalhos produzidos por alunos de diversas escolas municipais e estaduais.

Continua após a publicidade

Participaram como convidados do evento a Banda Municipal José Castanheira, Roda de Capoeira, as escolas Salim Bittar, Prof. Camilo Chaves Jr, Hugo de Oliveira; Aureliano Joaquim da Silva – CAIC, Bias Fortes, EJA/PEJA, Cras Ipiranga, Balé Infantil e Dança Fumzup.

Foram parceiros apoiadores da última edição do Palco na Praça deste ano, o Tiro de Guerra 11/002, 54° Batalhão de Polícia Militar, Superintendência de Água e Esgoto – SAE, Fundação Cultural de Ituiutaba, Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, UEMG, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, Secretaria Municipal de Planejamento, Centro de Referência e Assistência Social – CRÃS Ipiranga, Feira de Empreendedorismo com Escola Salim Bittar, Biblioteca Municipal Senador Camilo Chaves, Associação Municipal dos Artesãos de Ituiutaba – AMAI, 2° Pelotão do corpo de Bombeiros Militar, Centro de Controle de Zoonoses, e várias escolas municipais e estaduais de Ituiutaba apresentando amostras de trabalhos sobre Diversidade Cultural e Étnico-Racial.
Vale lembrar que do dia 21 ao dia 24, acontecerá na UFU o II Congresso Étnico Racial. O Dia da Consciência Negra no Brasil é comemorado, sempre em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares e simbolizou a luta do negro contra a escravidão que sofriam os brasileiros de raça negra.


Comments are closed.