Com centenas de famílias desabrigadas, árvores e muros caídos, as cidades de Caeté e Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, amanheceram nesta sexta-feira (1º) em estado de alerta devido à previsão de novos temporais. 

Em Caeté, 200 famílias ficaram desabrigadas no município após a chuva de granizo de quarta-feira (29), sendo que 40 delas estão temporariamente no Ginásio Poliesportivo. Ao todo, 2 mil residências foram danificadas, de acordo com a Prefeitura da cidade. 

Nesta sexta, O TEMPO conversou com Marcos Figueiredo, secretário de comunicação de Caeté, que contou que a Defesa Civil e a Secretaria de Obras estão nas ruas da cidade, inclusive fazendo um mutirão para distribuição de lonas. “Como muitas casas tiveram os telhados danificados e a chuva não para, há a dificuldade para a troca das telhas. Por isso adquirimos uma quantidade considerável de lona e estamos distribuindo de forma preventiva”, disse. 

Continua após a publicidade

A cidade foi atingida por uma tempestade mais fraca no fim da tarde de quinta-feira (30), mas o chuvisco persistiu durante toda a madrugada. “A previsão para hoje (sexta) é de 80 mm de chuva, quase o dobro do que causou todo esse estrago. Por isso estamos em situação de alerta”, lembra o secretário. 

Enquanto isso, a Prefeitura continua recebendo doações de pessoas de Caeté e também de outras cidades da grande BH. Os pedidos são de roupas, colchões, materiais de higiene pessoal, água mineral, telhas, produtos de limpeza e mantimentos não perecíveis. Todas as entregas podem ser feitas no Poliesportivo, que fica na avenida Carlos Cruz, no bairro José Brandão. Para conferir os pontos de doação em Contagem e Belo Horizonte, clique AQUI.

Já em Ribeirão das Neves, apesar do cenário de destruição deixado pelo temporal, somente duas famílias foram encaminhadas até agora para o abrigo da Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo, onde há capacidade para atender até 16 famílias, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura. As demais pessoas que tiveram as residências danificadas estão na casa de parentes. 

Diante do alerta de novos temporais, a Defesa Civil e o prefeito da cidade já estão nas ruas para acompanhar a situação de perto nesta manhã chuvosa de sexta. 

FOTO: FRED MAGNO / O TEMPO
chuva neves
Estragos foram grandes em alguns pontos de Ribeirão das Neves

 


Comments are closed.