Início Notí­cias Agronegócios 1º Seminário Estadual da Agricultura Familiar é realizado em Capinópolis

1º Seminário Estadual da Agricultura Familiar é realizado em Capinópolis

Publicada em:

Entrevistas e fotos: Marina Braga

CAPINÓPOLIS, MINAS GERAIS – O 1º Seminário Estadual da Agricultura Familiar foi realizado em Capinópolis na manhã desta segunda-feira (04) de dezembro no Centro de Convenções de Capinópolis.

O evento teve início por volta das 9h com a apresentação do Secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário de Minas Gerais (Seda), professor Neivaldo.

Continua após a publicidade

Temas de grande relevância ao produtor rural foram abordados, como a formação profissional rural, cadastro ambiental rural, crédito rural e Pronaf e alternativas de eficiência energética.

O evento contou com a presença de representantes da EMATER, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário, do Sindicato dos Produtores Rurais de Capinópolis, secretários de governo, dos vereadores de Capinópolis – Edward Sales, João Makhoul e Suely Priscinoti, da presidente da Câmara de vereadores de Cachoeira Dourada – Núbia Araújo, dos vice-prefeitos de Capinópolis e Cachoeira Dourada – Jaisson Silvio Souza e Paulo Ricardo.

Segundo o vereador Edward Sales Moreira, a capacitação dos produtores foi o foco do evento. “[Estamos] focando a capacitação dos produtores para o desenvolvimento agrário, principalmente, daqueles que são considerados pequenos produtores e encontram uma grande quantidade de desafios (…) aqui na nossa região, algo em torno de 60% do setor da agricultura é movimentado pela agricultura familiar  “, disse em entrevista à Marina Braga, do Tudo Em Dia.

Ouça a entrevista com o vereador Edward Sales Moreira:

Para o prefeito Cleidimar Zanotto, é necessário transformar os desafios em oportunidades. “Dificuldade, todos nós temos, mas se pegarmos estes desafios e transformá-los oportunidade, nós vamos chegar lá. Nós precisamos arregaçar as mangas e trabalhar em prol do desenvolvimento da nossa região”, disse o prefeito.

Professor Neivaldo salientou a importância da propriedade da terra – ouça:

Segundo a secretária de agricultura e pecuária do Município de Capinópolis, Marcela Rodrigues Alves, o resultado do evento foi positivo, mesmo com a pequena participação do público-alvo. “A avaliação foi bem positiva, os palestrantes de alta relevância. Ainda temos muita coisa para acertar, para melhorar, mas tenho que levar em consideração a pouca participação do público-alvo, daqueles que mais precisavam estar aqui, deveria ter mais envolvimento por que foi um momento muito oportuno de trazer as questões deles para o pessoal da secretaria de Estado”, disse.

Ouça a entrevista completa com a secretária de agricultura e pecuária:

A Secretaria de Saúde, por meio do setor de controle de endemias, compareceu ao evento e aproveitou a oportunidade para conscientizar os participantes sobre os riscos da dengue.

O evento foi viabilizado por meio de parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário e da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária de Capinópolis.


Comments are closed.