Ação de conscientização foi anunciada pela Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) e vai ocorrer entre os dias 11, 12 e 13 de dezembro na Praça Sete, um dos cartões postais de Belo Horizonte. Durante estas datas, recipientes transparentes colocados no local vão armazenar todo o lixo recolhido na praça. O período coincide com o aniversário da cidade, que é comemorado no dia 12 de dezembro.

Segundo a entidade, a intenção da ação é alertar a população sobre o volume de lixo que todos os dias vai parar no chão de ruas e avenidas, sujando a cidade e aumentando os riscos de doenças e alagamentos. Ao lado do Cine Theatro Brasil Vallourec será instalada uma tenda, com a presença de técnicos de Mobilização Social da SLU para realizar o trabalho de conscientização

Por dia, são três toneladas de resíduos recolhidas do chão da Praça Sete. O quarteirão fechado da praça é limpo pela manhã, à tarde e à noite. Apesar disso, as turmas da limpeza encontram sempre muito lixo espalhado pelas vias. Por ali, circulam diariamente cerca de 400 mil pessoas, entre moradores e visitantes.

Continua após a publicidade

Boa parte das 60 lixeirinhas instaladas no entorno do Pirulito e quarteirões fechados permanece vazia, enquanto é possível avistar sacos plásticos, papéis e outros resíduos leves sendo levados pelo vento e invadindo a avenida Afonso Pena. Muitas vezes, o lixo acaba indo parar nas bocas de lobo, que são desobstruídas a cada 15 dias, informa a SLU.


Comments are closed.